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Alexandre Martins Ferreira, Nuno

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  • Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de Lisboa
    Publication . Ferreira, Nuno Martins
    O Asilo de San João foi fundado en Lisboa, en 1862, por iniciativa dun grupo de masóns, para garantir asistencia e educación a mozas novas, até entón á garda da congregación relixiosa das Irmás da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informacións contidas en informes e contas da Institución, ten por obxectivo dar a coñecer o contexto no que o Asilo foi instalado e cales foron os principais aspetos que caracterizaron o seu funcionamento, con notas que convidan a un ollar sobre o seu cotián, ao longo do século XIX. A súa aparición navegou entre o debate acerca do papel que as congregacións relixiosas tiñan na educación dos máis desfavorecidos e o espírito filantrópico dunha sociedade que vivía coa crenza no progreso material e social. Da investigación realizada, saliéntase a preocupación de dotar ás mozas asiladas de competencias para se integraren na sociedade, e tamén as dificultades sentidas polas direccións para manter en pé esta obra de carácter social.
  • O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Ferreira, Nuno Martins; Cruz, Cristina Barroso
    De entre o património da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é o arquivo histórico que guarda uma parte importante da memória escrita no que respeita à formação de professores ao longo do último século e meio na cidade de Lisboa. Este espólio documental inclui livros que permitem desenhar a vida das Escolas Normais para o sexo feminino e masculino, da Escola Normal Primária, criada na I República, e da Escola do Magistério Primário. As ações desenvolvidas pelo projeto Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa tiveram como principal objetivo dar visibilidade ao papel histórico que a ESELx detém no seio da construção de um conhecimento sobre a formação de professores em Portugal. Este texto pretende divulgar o trabalho realizado e projetado pelo projeto Memória e Identidade, e dar a conhecer o espólio documental do Arquivo Histórico, no que toca às dificuldades na sua organização e à inventariação em curso.
  • Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de Lisboa
    Publication . Ferreira, Nuno Martins
    O Asilo de São João foi fundado em Lisboa, em 1862, por iniciativa de um grupo de maçons, de modo a garantir assistência e educação a jovens raparigas, até então à guarda da congregação religiosa das Irmãs da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informações contidas em relatórios e contas da Instituição, tem por objetivo dar a conhecer o contexto em que o Asilo foi instalado e quais os principais aspetos que caracterizaram o seu funcionamento, com notas que convidam a um olhar sobre o seu quotidiano, ao longo do século XIX. O seu aparecimento navegou entre o debate acerca do papel que as congregações religiosas tinham na educação dos mais desfavorecidos e o espírito filantrópico de uma sociedade que vivia sob a crença no progresso material e social. Da investigação realizada, salienta-se a preocupação de dotar as jovens asiladas de competências para se integrarem na sociedade, bem como as dificuldades sentidas pelas direções em manter de pé esta obra de carácter social.