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Alexandre Martins Ferreira, Nuno

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  • Diversidades, educação e inclusão
    Publication . Ferreira, Nuno Martins; Nunes, Clarisse
    O Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa(CIED), é um centro de estudos vocacionado para a investigação científica fundamental e aplicada no domínio da educação formal e não formal e das artes. Um dos seus objetivos é o de fomentar o debate e a difusão do conhecimento científico, através de publicações que permitam alcançar um público alargado e interessado na formação de professores, educadores e outros agentes educativos, artísticos e culturais. Neste livro, o CIED promove um espaço de reflexão e de debate a partir de diferentes contextos de educação formal, não formal e informal. A escolha desta ampla temática – diversidades, educação e inclusão – deve-se à importância que as diversidades e a inclusão assumem na realidade educativa atual, sobretudo num século que apresenta um conjunto de desafios à comunidade envolvida no fenómeno educativo.
  • Introdução
    Publication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins
    Este é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia.
  • Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Ferreira, Joana Correia; Ferreira, Nuno Martins
    O projeto intitulado Passado, presente e futuro surgiu na sequência da intervenção de um docente por ocasião da comemoração do dia da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a 10 de dezembro de 2018, perante a sua comunidade escolar. Nessa intervenção, fez-se referência ao passado herdado pela atual instituição, na sua dimensão histórica da formação de professores, que conjuga alunos, professores e o próprio edifício da instituição. Esta intervenção suscitou o interesse particular de um grupo de estudantes, que o elegeu como tema para uma proposta de atividade na Unidade Curricular de Artes Plásticas II, assumindo assim a vontade de o comunicar e difundir.
  • Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de Lisboa
    Publication . Ferreira, Nuno Martins
    O Asilo de San João foi fundado en Lisboa, en 1862, por iniciativa dun grupo de masóns, para garantir asistencia e educación a mozas novas, até entón á garda da congregación relixiosa das Irmás da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informacións contidas en informes e contas da Institución, ten por obxectivo dar a coñecer o contexto no que o Asilo foi instalado e cales foron os principais aspetos que caracterizaron o seu funcionamento, con notas que convidan a un ollar sobre o seu cotián, ao longo do século XIX. A súa aparición navegou entre o debate acerca do papel que as congregacións relixiosas tiñan na educación dos máis desfavorecidos e o espírito filantrópico dunha sociedade que vivía coa crenza no progreso material e social. Da investigación realizada, saliéntase a preocupación de dotar ás mozas asiladas de competencias para se integraren na sociedade, e tamén as dificultades sentidas polas direccións para manter en pé esta obra de carácter social.
  • Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo
    Publication . Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; Estrela, Antónia; Marques, Ana Silva; Pereira, Teresa; Vieira, Natália; Luz, Carlos; Relvas, Mário
    A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.s atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.
  • Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do Ensino Superior em Portugal
    Publication . Ferreira, Nuno Martins
    Longos dias têm vinte e cinco anos. E ainda mais longos se pensarmos que o aniversário “redondo” . uma contingência de um percurso legal, marcado por um documento que cria oficialmente uma universidade, mas que corresponde a uma muito mais longa história, remetendo-nos para um processo que se confunde com a história contemporânea portuguesa, especialmente com a História do Ensino Superior em Portugal depois do 25 de abril de 1974. É esse o objetivo deste livro: dar a conhecer a história dos antecedentes, da criação e desenvolvimento do projeto educativo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias quando se assinalarão daqui a pouco tempo os seus vinte e cinco anos de existência (1998-2023), disponibilizando ao público em geral a sua história, que se confunde com a afirmação do ensino superior de iniciativa privada no Portugal democrático.
  • O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Ferreira, Nuno Martins; Cruz, Cristina Barroso
    De entre o património da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é o arquivo histórico que guarda uma parte importante da memória escrita no que respeita à formação de professores ao longo do último século e meio na cidade de Lisboa. Este espólio documental inclui livros que permitem desenhar a vida das Escolas Normais para o sexo feminino e masculino, da Escola Normal Primária, criada na I República, e da Escola do Magistério Primário. As ações desenvolvidas pelo projeto Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa tiveram como principal objetivo dar visibilidade ao papel histórico que a ESELx detém no seio da construção de um conhecimento sobre a formação de professores em Portugal. Este texto pretende divulgar o trabalho realizado e projetado pelo projeto Memória e Identidade, e dar a conhecer o espólio documental do Arquivo Histórico, no que toca às dificuldades na sua organização e à inventariação em curso.
  • A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública Portuguesa: o caso do Projeto «Farol»
    Publication . Ferreira, Nuno Martins
    O livro A Inovação Pedagógica no Contexto de uma Escola Pública Portuguesa: o Caso do Projeto «Farol», da autoria de Joaquim Pintassilgo e de Alda Namora de Andrade, apresenta uma experiência educativa inovadora ocorrida numa escola do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, em Torres Vedras, distrito de Lisboa.
  • Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de Lisboa
    Publication . Ferreira, Nuno Martins
    O Asilo de São João foi fundado em Lisboa, em 1862, por iniciativa de um grupo de maçons, de modo a garantir assistência e educação a jovens raparigas, até então à guarda da congregação religiosa das Irmãs da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informações contidas em relatórios e contas da Instituição, tem por objetivo dar a conhecer o contexto em que o Asilo foi instalado e quais os principais aspetos que caracterizaram o seu funcionamento, com notas que convidam a um olhar sobre o seu quotidiano, ao longo do século XIX. O seu aparecimento navegou entre o debate acerca do papel que as congregações religiosas tinham na educação dos mais desfavorecidos e o espírito filantrópico de uma sociedade que vivia sob a crença no progresso material e social. Da investigação realizada, salienta-se a preocupação de dotar as jovens asiladas de competências para se integrarem na sociedade, bem como as dificuldades sentidas pelas direções em manter de pé esta obra de carácter social.
  • Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís
    A Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial.