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- Diversidades, educação e inclusãoPublication . Ferreira, Nuno Martins; Nunes, ClarisseO Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa(CIED), é um centro de estudos vocacionado para a investigação científica fundamental e aplicada no domínio da educação formal e não formal e das artes. Um dos seus objetivos é o de fomentar o debate e a difusão do conhecimento científico, através de publicações que permitam alcançar um público alargado e interessado na formação de professores, educadores e outros agentes educativos, artísticos e culturais. Neste livro, o CIED promove um espaço de reflexão e de debate a partir de diferentes contextos de educação formal, não formal e informal. A escolha desta ampla temática – diversidades, educação e inclusão – deve-se à importância que as diversidades e a inclusão assumem na realidade educativa atual, sobretudo num século que apresenta um conjunto de desafios à comunidade envolvida no fenómeno educativo.
- IntroduçãoPublication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno MartinsEste é o segundo volume produzido no âmbito do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, que, não obstante todas as dificuldades que resultaram da interrupção dos apoios financeiros e da situação pandémica que o país vive, continuou o seu trabalho centrado na produção de conhecimento em torno, particularmente, da questão de como ensinar a ensinar História e Geografia.
- Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Ferreira, Joana Correia; Ferreira, Nuno MartinsO projeto intitulado Passado, presente e futuro surgiu na sequência da intervenção de um docente por ocasião da comemoração do dia da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a 10 de dezembro de 2018, perante a sua comunidade escolar. Nessa intervenção, fez-se referência ao passado herdado pela atual instituição, na sua dimensão histórica da formação de professores, que conjuga alunos, professores e o próprio edifício da instituição. Esta intervenção suscitou o interesse particular de um grupo de estudantes, que o elegeu como tema para uma proposta de atividade na Unidade Curricular de Artes Plásticas II, assumindo assim a vontade de o comunicar e difundir.
- Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de LisboaPublication . Ferreira, Nuno MartinsO Asilo de San João foi fundado en Lisboa, en 1862, por iniciativa dun grupo de masóns, para garantir asistencia e educación a mozas novas, até entón á garda da congregación relixiosa das Irmás da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informacións contidas en informes e contas da Institución, ten por obxectivo dar a coñecer o contexto no que o Asilo foi instalado e cales foron os principais aspetos que caracterizaron o seu funcionamento, con notas que convidan a un ollar sobre o seu cotián, ao longo do século XIX. A súa aparición navegou entre o debate acerca do papel que as congregacións relixiosas tiñan na educación dos máis desfavorecidos e o espírito filantrópico dunha sociedade que vivía coa crenza no progreso material e social. Da investigación realizada, saliéntase a preocupación de dotar ás mozas asiladas de competencias para se integraren na sociedade, e tamén as dificultades sentidas polas direccións para manter en pé esta obra de carácter social.
- Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdoPublication . Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; Estrela, Antónia; Marques, Ana Silva; Pereira, Teresa; Vieira, Natália; Luz, Carlos; Relvas, MárioA abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.s atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover uma educação mais abrangente e centrada no desenvolvimento integral dos alunos dentro do sistema educacional português. Nesta abordagem curricular, o papel dos conteúdos precisa de ser mais clarificado, uma vez que persiste a falsa dicotomia “competência” em vez de “conteúdo”, mesmo nas representações dos docentes, o que condiciona a análise do currículo e, consequentemente, a sua implementação. Neste capítulo é apresentado o mapeamento do currículo veiculado pelas AE no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), procurando cruzar competências e áreas de conteúdo e identificando-se a presença ou ausência das 28 competências definidas no projeto Education 2030 (OCDE, 2020). Os resultados evidenciam que é possível identificar todas as competências desse projeto no currículo do 1.º CEB, no entanto, algumas são mais frequentes do que outras; que há competências que surgem em todas as áreas de conteúdo, enquanto outras apenas estão patentes em algumas; e que existem áreas de conteúdo cujas AE foram codificadas com uma grande diversidade de competências e áreas com menor diversidade de competências. Conclui-se, assim, que as AE evidenciam a interligação entre competências e áreas de conteúdos, reforçando a importância de uma abordagem completa e integradora no processo educativo. Neste capítulo, tal situação será abordada de forma aprofundada e sistematizada.
- Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do Ensino Superior em PortugalPublication . Ferreira, Nuno MartinsLongos dias têm vinte e cinco anos. E ainda mais longos se pensarmos que o aniversário “redondo” . uma contingência de um percurso legal, marcado por um documento que cria oficialmente uma universidade, mas que corresponde a uma muito mais longa história, remetendo-nos para um processo que se confunde com a história contemporânea portuguesa, especialmente com a História do Ensino Superior em Portugal depois do 25 de abril de 1974. É esse o objetivo deste livro: dar a conhecer a história dos antecedentes, da criação e desenvolvimento do projeto educativo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias quando se assinalarão daqui a pouco tempo os seus vinte e cinco anos de existência (1998-2023), disponibilizando ao público em geral a sua história, que se confunde com a afirmação do ensino superior de iniciativa privada no Portugal democrático.
- O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Ferreira, Nuno Martins; Cruz, Cristina BarrosoDe entre o património da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é o arquivo histórico que guarda uma parte importante da memória escrita no que respeita à formação de professores ao longo do último século e meio na cidade de Lisboa. Este espólio documental inclui livros que permitem desenhar a vida das Escolas Normais para o sexo feminino e masculino, da Escola Normal Primária, criada na I República, e da Escola do Magistério Primário. As ações desenvolvidas pelo projeto Memória e Identidade: Investigação e Salvaguarda do património histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa tiveram como principal objetivo dar visibilidade ao papel histórico que a ESELx detém no seio da construção de um conhecimento sobre a formação de professores em Portugal. Este texto pretende divulgar o trabalho realizado e projetado pelo projeto Memória e Identidade, e dar a conhecer o espólio documental do Arquivo Histórico, no que toca às dificuldades na sua organização e à inventariação em curso.
- A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública Portuguesa: o caso do Projeto «Farol»Publication . Ferreira, Nuno MartinsO livro A Inovação Pedagógica no Contexto de uma Escola Pública Portuguesa: o Caso do Projeto «Farol», da autoria de Joaquim Pintassilgo e de Alda Namora de Andrade, apresenta uma experiência educativa inovadora ocorrida numa escola do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, em Torres Vedras, distrito de Lisboa.
- Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de LisboaPublication . Ferreira, Nuno MartinsO Asilo de São João foi fundado em Lisboa, em 1862, por iniciativa de um grupo de maçons, de modo a garantir assistência e educação a jovens raparigas, até então à guarda da congregação religiosa das Irmãs da Caridade. Este estudo, que parte da consulta de fontes documentais, nomeadamente de informações contidas em relatórios e contas da Instituição, tem por objetivo dar a conhecer o contexto em que o Asilo foi instalado e quais os principais aspetos que caracterizaram o seu funcionamento, com notas que convidam a um olhar sobre o seu quotidiano, ao longo do século XIX. O seu aparecimento navegou entre o debate acerca do papel que as congregações religiosas tinham na educação dos mais desfavorecidos e o espírito filantrópico de uma sociedade que vivia sob a crença no progresso material e social. Da investigação realizada, salienta-se a preocupação de dotar as jovens asiladas de competências para se integrarem na sociedade, bem como as dificuldades sentidas pelas direções em manter de pé esta obra de carácter social.
- Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Ferreira, Nuno Martins; Mendes, LuísA Escola Superior de Educação de Lisboa tem trabalhado em torno da investigação patrimonial, em contexto de formação inicial de professores, recorrendo ao património local como ponto de partida de reflexão e de prática educativa, e com o objetivo de evoluir nesta linha de formação e investigação. É apresentado como exemplo a unidade curricular de Temas da História e Geografia de Portugal, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (matemática e ciências; português e história e geografia), que tem como principais objetivos de aprendizagem a articulação do aprofundamento, do estudo e da análise de temas do Meio social, a partir da História e Geografia de Portugal (HGP), com o reconhecimento das potencialidades da história local/regional e da geografia dos lugares para o estudo/investigação da HGP. A construção de um projeto de investigação em torno do património local e a construção de um recurso didático, que inclua um guião de visita ao território ou aos elementos patrimoniais escolhidos, são duas dimensões que contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e para o exercício de uma cidadania territorial.