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- A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicialPublication . Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins; Menau, João; Rocha, Carla; Ferreira Rodrigues, Paulo; Fernandes, Sandra Rosado; Mil-Homens, PurificaçãoDepois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.
- Professor José Eduardo Moreirinhas Pinheiro (1923-2017): um percurso biobibliográficoPublication . Ferreira, Nuno MartinsEste artigo tem como objetivo dar a conhecer a vida profissional e a produção bibliográfica de José Eduardo Moreirinhas Pinheiro, antigo professor da Escola do Magistério Primário de Lisboa e da sua herdeira pedagógica, a atual Escola Superior de Educação de Lisboa. Autor de dezenas de artigos, publicados em revistas de especialidade, e colaborador em diversos jornais, Moreirinhas Pinheiro publicou mais de vinte livros dedicados à pedagogia e à história da educação, uma produção escrita que constitui referência obrigatória para os estudiosos dessas áreas. O artigo encontra-se dividido em três partes: i) percurso biográfico; ii) produção científica: da pedagogia à história da formação de professores; e iii) levantamento bibliográfico da produção escrita.
- TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos IPublication . G Dias, Alfredo; Rodrigues, Ana Isabel; Moreira, Ana Rita; Soledade, Cláudia; Cruz, Cristina; Sacramento, Cristina; Silva, Filipa Cruz da; Cruz, Joana Arez da; Rocha, Joana; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno MartinsA educação para os media é, em geral, entendida enquanto etapa e meio para a educação para a cidadania. Nas suas diversas formas, os media, estão presentes, desde bem cedo, na vida das pessoas e, por isso, são determinantes na formação de cidadãos. No entanto, o efeito dos media é qualitativamente muito diferente em função dos grupos sociais e das desiguais capacidades dos recetores e utilizadores para aceder e fazer escolhas face ao enorme acervo de informação e de ofertas disponíveis através dos referidos media. Estas evidências acentuam a necessidade de a escola reforçar, criativa e permanentemente, o seu papel de facilitador na utilização das imensas possibilidades oferecidas pelos media, promovendo uma educação para escolhas valorativamente ponderadas face aos seus conteúdos. Não parece que tal esteja a acontecer de modo significativo.
- Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologiasPublication . Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno Martins; Melo, Nuno; Sousa, Otília; Hortas, Maria João; Ferreira Rodrigues, Paulo; Mil-Homens, Purificação; Fernandes, Sandra Rosado; Alves, SusanaO objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao longo dos 1 últimos anos, têm vindo a “colocar andaimes” através de projectos realizados no âmbito da prática profissional supervisionada no contexto de uma instituição de formação de professores e educadores
- O impacto da utilização do friso cronológico na avaliação dos alunos a Estudo do Meio Social no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Filipa Cruz da; Cruz, Joana Arez da; Ferreira, Nuno MartinsSendo o friso cronológico simples um recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da História nas aulas de Estudo do Meio, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o impacto da utilização deste recurso na avaliação dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade na área disciplinar referida. Metodologicamente, a investigação segue uma abordagem quantitativa, baseada nos dados disponibilizados pelo conjunto de docentes inquiridos, quer nos questionários aplicados, quer nas grelhas relativas à avaliação dos alunos a Estudo do Meio e, em particular, em conteúdos da História e Geografia de Portugal. A análise dos dados recolhidos permite encarar com otimismo o impacto da utilização do recurso referido nas classificações dos alunos. Contudo, não foi possível comprovar uma relação direta entre esses dois fatores, dada a inexistência de dados relativos à avaliação de alunos cujos docentes não utilizam o friso cronológico. De certa forma, a investigação evidencia a importância do envolvimento dos alunos na sua construção. Contudo, os resultados indiciam a necessidade de se realizar uma abordagem sistemática e contínua do friso cronológico com os alunos em contexto de sala de aula.
- O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: contributos da história e geografia de PortugalPublication . Gameiro, Maria Inês; Ferreira, Nuno MartinsOs objetivos do estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB, são: conhecer as conceções de futuros professores acerca da Educação para o Desenvolvimento (ED); reconhecer as perceções dos alunos acerca dos seus direitos e a igualdade de Género; e analisar a presença e grau de aprofundamento da ED nos Programas e Metas Curriculares de HGP e no manual escolar. Foram feitas entrevistas a um docente do 1.º CEB e a dois do 2.º e aplicaram-se questionários de natureza mista a 37 alunos do 5.º ano e de natureza quantitativa a 29 estudantes da formação inicial de professores. Analisaram-se o Programa de HGP, documentos orientadores da Educação e um manual escolar de HGP do 5.º ano do CEB. Os resultados mostram que os autores do manual de HGP relacionam pouco o passado com o presente, não potenciando esta disciplina para o trabalho em torno da cidadania. Verificou-se também que alunos do 5.º ano não dominam conceitos-chave como Igualdade de Género ou Direitos Humanos. As práticas dos professores entrevistados e observados ficam aquém do desejável neste âmbito, por fatores como a gestão tempo/currículo e a complexidade dos temas a tratar. Já na formação inicial, os resultados mostram claramente que os mestrandos consideram benéfica a inclusão de Unidades Curriculares no âmbito da Educação para a Cidadania/ para o Desenvolvimento.
- A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930Publication . Ferreira, Nuno MartinsEm dezembro de 1916, foi lançada a primeira pedra para a construção do edifício para a instalação da Escola Normal Primária de Lisboa (ENPL), localizado na Quinta de Marrocos, em Benfica. Aquela que foi uma obra educativa emblemática da I República, marcaria uma nova fase da formação de futuros professores para o ensino primário na cidade de Lisboa. Este livro resulta de um trabalho de investigação, a partir de fontes documentais existentes no Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa e de debates parlamentares, e pretende divulgar a história da obra material (edifício) e institucional (comissões de instalação e de instrução; perfil do corpo docente) da ENPL. Inclui-se um guia bibliográfico sobre a Instituição, com algumas referências que possam servir de mote a futuras investigações.
- Projeto: “Olha um trator!”Publication . Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins; Menau, João; Alves, Susana; Costa, Lurdes; Serrão, MartaDescobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões. O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
- IntroduçãoPublication . G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno MartinsA edição deste volume insere-se num projeto de investigação mais vasto que se encontra a ser desenvolvido por um grupo de professores que integram o domínio das Ciências Sociais do Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Trata-se do projeto TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, cuja intenção se define pela necessidade de afirmar o campo das Ciências Sociais e, em particular, da História e da Geografia, enquanto componentes estruturantes da formação inicial de educadores de infância e de professores do Ensino Básico.
- A missão e o espírito de um ciclo comemorativoPublication . Ferreira, Nuno MartinsNos últimos anos, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem apoiado a investigação, preservação e divulgação do seu património escolar. O espólio didático-científico que a instituição guarda, bem como o acervo documental existente no seu Arquivo Histórico têm sido favorecidos numa aposta continuada que tem contado com a participação de professores e estudantes.