ESD - Dissertações de Mestrado
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- Participação e cooperação no ensino-aprendizagem: o Ikigai como ferramenta pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea com alunos do 3º ano do Conservatório de Dança de Vila Nova de FamalicãoPublication . Pereira, Mariana Carneiro; Neto, Ângelo; Instituto Politécnico de LisboaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, com o objetivo de obtenção do grau de mestre. A proposta foi edificada para a turma do 3º Grau do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, direcionado para o ano letivo 2023/24 a fim de ser aplicado à disciplina de Técnicas de Dança, mais precisamente na Técnica de Dança Contemporânea. Considerando a problemática sentida e observada na prática pedagógica, caracterizada pela ausência de propósitos e objetivos, pela falta de autoconhecimento, de comprometimento e de motivação, decidiu-se repensar conceitos, práticas e o posicionamento professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea. Através da integração contínua de dois conceitos basilares – a participação e a cooperação – aliados ao desenvolvimento da ferramenta pedagógica selecionada, o Ikigai, pretendeu-se contribuir para uma metamorfose que potencialize e traga de volta a essência da educação às escolas, criando, de mãos dadas com o movimento, novos ‘espaços’ de aprendizagem. Desta forma, criaram-se cinco (Es)passos de reflexão, de exploração e de possibilidades em movimento, onde a ‘pergunta’ surge como um impulso para o pensamento e para a descoberta, promovendo a participação de todos na ação, a responsabilidade conjunta do resultado, bem como a satisfação com as aprendizagens e experiências alcançadas potencializando, sempre que possível, as motivações intrínsecas e extrínsecas de todos os envolvidos. Com estas novas dinâmicas procurou-se também estimular a capacidade de autoconhecimento, de comunicação, de escuta e de espírito crítico dos alunos, com o objetivo de aprimorar a tomada de decisão individual e em grupo. Em suma, foi criado um laboratório de investigação em movimento, justo e democrático, que se iniciou pela descoberta do ‘pequeno’, e terminou na capacidade de ‘estar no aqui e agora’. Neste laboratório foram propostos, ao longo de um ano letivo, desafios e problemas para serem superados e resolvidos em conjunto, tendo como objetivo primordial, a edificação de aprendizagens significativas nos alunos, na Técnica de Dança Contemporânea, contribuindo para a compreensão e maturidade do movimento dos mesmos. É verdade que nos podemos 'mover só por mover', mas também é verdade que nos podemos 'mover por algo mais’, acreditando que a compreensão do que se aprende, e a participação e a cooperação no que se aprende, contribuirá de forma bastante mais significativa para esse ‘mais’.