Browsing by Author "Cartaxo, Ana Isabel Farinha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: de que forma o ensino explícito das estratégias de leitura contribui para uma melhor produção escrita do texto descritivoPublication . Cartaxo, Ana Isabel Farinha; Gonçalves, CarolinaO presente relatório emerge da Prática de Ensino Supervisionada II, realizada numa turma de 1.º ano, numa escola pública de 1.º ciclo, no centro de Lisboa e pretende ser um documento reflexivo sobre a prática desenvolvida, neste contexto, no 3.º período, no ano letivo 2013/2014. De acordo com a problemática encontrada e os objetivos traçados no plano de intervenção, surgiu um estudo focado no processo de ensino-aprendizagem do texto descritivo. Pretende-se compreender de que forma o ensino explícito das estratégias de leitura contribui para uma melhor produção do texto descritivo. A intervenção enquadra-se numa metodologia com características que se aproximam da investigação-ação, num paradigma qualitativo, dado que comporta em si o comportamento, a atividade das pessoas e das organizações. A primeira fase relacionou-se com a observação do contexto e a sua consequente caracterização. A partir desse aspeto identificámos as fragilidades e as potencialidades dos alunos, mentoras da definição da problemática, bem como dos respetivos objetivos gerais da intervenção. Daqui surgiram as estratégias a utilizar e as competências a desenvolver nos alunos. Após todos estes aspetos essenciais, concebemos um plano de ação a implementar durante o período de intervenção. Da análise dos resultados, pudemos concluir que o ensino explícito das estratégias de leitura contribui para uma melhoria do desempenho dos alunos na escrita do texto descritivo.