ESD - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by advisor "Bentes, Amélia"
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- Atopos: se abríssemos pessoas encontraríamos paisagensPublication . Santos, Miguel Ramos; Bentes, AméliaEste projeto nasceu com a vontade de dois criativos, dois amigos responderem a algumas questões e de colocarem ainda mais questões em cima da mesa. Existe uma urgência em voltar a conectar e a valorizar o corpo, como mais que um meio de executar tarefas, assim como olhar para o papel da sexualidade na sociedade. Atopos, foi o nome escolhido para a criação coreográfica que surgiu deste desafio. Dito por Roland Barthes, é a figura que o ser apaixonado faz do ser que ama, é, portanto, falar em amar e ainda assim fazer do outro algo que não é exatamente. Ninguém está livre do lugar que para si é criado. No entanto, este relatório pretende ser uma reflexão dos primeiros passos, quase como um ritual, da minha prática criativa, ou daquilo que poderá ser uma metodologia de trabalho, onde me disponho a perceber o lugar das minhas motivações e se elas poderão ser um método de rastrear conceitos pertinentes para serem um objeto artístico, bem como o que defendo e está por detrás das decisões que tomo para o meu processo criativo. Na elaboração destas questões, desde o trabalho de mesa, à criação e estreia, é traçado um fio condutor, onde há apenas inícios de uma formalização de um pensamento, sem que concretizações factuais fechadas sejam feitas.
- Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Queiroz, E. J. S. de (2024). Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança.[Dissertação de Mestrado,Escola Superior de Dança]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa; Bentes, AméliaO presente Relatório de Estágio, desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Tendo como foco o trabalho desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, na disciplina de Composição, com a turma do 8º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança, ao longo do ano letivo 2022/2023. O objetivo geral desta pesquisa, centrou-se na questão: Como desenvolver a versatilidade do bailarino/intérprete/criador de dança, através da disciplina de Composição Coreográfica? O papel do bailarino tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Hoje em dia os coreógrafos procuram um bailarino/intérprete/criador que reproduza o material proposto de uma maneira individual e singular, demonstrando o seu caráter, ao integrar o seu próprio movimento, à formação técnica recebida. Assim, com a intenção de ir ao encontro do mercado de trabalho na Dança, este trabalho teve como foco, encorajar o desenvolvimento da autonomia nos alunos e ao mesmo tempo guiá-los na exploração do seu máximo potencial, demonstrando-o através da versatilidade, em resposta às diferentes demandas. Utilizando como metodologia a investigação-ação, o processo de trabalho dividiu-se em: • Fase 1 - os alunos foram incentivados a buscar os seus próprios movimentos através de exercícios de improvisação orientada e a visualização em vídeo dos trabalhos de diferentes coreógrafos; • Fase 2 - foram discutidos e apresentados três elementos possíveis de ser integrados numa composição em dança, como a música, a literatura e as artes plásticas; • Fase 3 - foram propostos três trabalhos de composição coreográfica na segunda fase. Como instrumentos de recolha dos dados, foram utilizados os seguintes recursos: o registo audiovisual, as discussões no final das tarefas, as grelhas de avaliação dos trabalhos. Os resultados observados permitem defender que a utilização de diferentes estímulos na composição coreográfica contribui positivamente para o desenvolvimento e adaptabilidade dos alunos de dança.
- O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográficaPublication . Rodrigues, Joana; Bentes, AméliaPretende o presente documento representar o relato da prática de estágio, prevista nas Unidades Curriculares de Estágio I e II do Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio em questão foi executado no Balleteatro Escola Profissional com as turmas A e B do 2º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea. Partindo da lecionação no contexto da disciplina de Dança Contemporânea, e em conformidade comos conteúdos programáticos damesma, utilizamos a peça de repertório The Roots de Kader Attou (2013) como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica dos alunos. Objetivou-se a potenciação das competências de improvisação e posteriormente composição tendo como base de movimento os pontos em comum entre a dança contemporânea e o Hip Hop. Sendo esta uma peça onde foram fundidos (entre outros) os estilos de dança mencionados, foram transmitidos conteúdos técnicos destes dois vocabulários, aumentando assim o léxico de movimento dos alunos. Utilizamos como método de composição coreográfica o conceito de I.D.E.A. desenvolvido por Lavender (2006) combinado com várias ferramentas de improvisação e manipulação de movimento e o modelo didático-democrático de Butterworth (2009). Durante as aulas abordamos conceitos adjacentes à Cultura Hip Hop, tais como freestyle e cypher com vista à familiarização por parte dos alunos com a génese de uma Cultura que se tornou comercial e muitas vezes subvalorizada no âmbito da dança. Relativamente à metodologia de investigação optamos pela investigação-ação, de modo a podermos adotar uma prática reflexiva constante e os instrumentos de recolha de dados que utilizamos foram questionários, diários de bordo e registos de vídeo. Através da análise de todo o projeto e dos resultados obtidos concluiu-se que, ao utilizarmos uma peça de repertório como estímulo, conseguimos melhorar significativamente tanto a vontade como a capacidade para improvisação e composição dos alunos. Concluiu-se ainda que disponibilizar aos alunos o contacto com outro tipo de vocabulário auxilia na melhoria das suas aptidões criativas e performativas.
- Katábasis: o corpo de experiências no processo criativoPublication . Fernandes, Valter Renato Ferreira; Bentes, Amélia; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaA pesquisa realizada detém-se sobre o corpo de experiências como meio de expressão artística, explorando aspetos biológicos, emocionais e criativos através de uma investigação que busca uma compreensão holística do corpo do intérprete em dança a partir de seu conhecimento empírico. Procurou-se tanto na pesquisa, como no objeto artístico, investigar um corpo que se alterna entre espaço interior e exterior, abordando conceitos como alterabilidade, relação entre matérias, solipsismo e autoconhecimento, bem como sobre o papel da memória em moldar e desconstruir padrões, numa reflexão sobre técnicas e hábitos do corpo a partir de uma abordagem coreográfica. O desenho geral deste relatório foi estruturado de forma a promover a inter-relação entre teoria e prática, encontrando-se dividido em cinco matérias. O capítulo I explora o papel do criador/intérprete como investigador, analisando a relação entre pesquisa e prática artística, e como isso valoriza o objeto artístico. No capítulo II aborda a improvisação em dança, contextualizando-a historicamente e justificando sua escolha como ferramenta coreográfica, destacando como essas tasks podem promover o autoconhecimento, superar padrões e expandir possibilidades expressivas. O capítulo III, foca-se no corpo de experiências, investigado sua dimensão biológica, social e cultural, ressaltando sua complexidade e relação com o mundo, para que no capítulo IV se debruce sobre a memória, perceção e transformação do corpo. Finalmente, no capítulo V, o processo criativo é detalhado, evidenciando como os conceitos e práticas discutidos influenciaram a criação e a escrita crítica do relatório. O objetivo final é integrar teoria e prática, desenvolvendo tasks de improvisação para contextos distintos.
- A prática do yoga como estratégia para a melhoria do desempenho técnico e artístico no contexto das aulas de dança contemporânea, com as alunas do 5º Ano do curso básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Inácio, Sofia; Bentes, AméliaEste trabalho surgiu como impulsionador da prática do yoga no contributo da melhoria técnica e artística nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, das alunas do 5º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. A pertinência do estudo manifestou-se ao observar a fragilidade emocional que os alunos finalistas do Curso Básico de Dança revelam, aquando da conclusão do 3º ciclo de estudos académicos e artísticos. Este estudo reflete a preocupação no desenvolvimento das estratégias de articulação entre o Hatha Yoga e a Técnica Dança Contemporânea, no sentido do fortalecer tecnicamente as alunas de dança e na procura da verdade em cada aluna, enquanto intérprete do ensino artístico especializado. Recorreu-se a estratégias de convergência e articulação entre duas técnicas somáticas que permitiram despertar nas alunas, a tomada de consciência das suas próprias valências, qualidades e potencialidades enquanto intérpretes de dança contemporânea. Apresentou-se propostas de utilização de uma metodologia com base na investigação-ação, apoiada numa investigação qualitativa, com uso do registo em vídeo, de diários de bordo, grelhas de observação, questionários e conversas com o grupo de trabalho. O clima de confiança e partilha entre colegas e professora foi globalmente proporcionado no sentido da recolha de dados reais correspondentes à verdade. A pesquisa e posterior análise dos resultados, correspondeu aos objetivos propostos e representou um papel fulcral na interpretação da evolução das diferentes fases do estágio. A Observação Estruturada; Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada, decorreram no período da implementação do trabalho com as estudantes, respeitando o plano educativo e conteúdos programáticos da disciplina de TDCont.. A conclusão refletiu a avaliação dos resultados e possibilitou concluir que a prática do Yoga contribuiu para a melhoria do desempenho técnico e artístico das alunas