Rodrigues, CarinaPenedo, Tatiana Sofia Ferreira2025-01-072025-01-072024-07-16Penedo, T. S. F. (2024). “Posso fazer um desenho?” (MG): a importância do desenho no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18124http://hdl.handle.net/10400.21/18124Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, resultando numa análise e reflexão, sistemática e fundamentada, das experiências e aprendizagens realizadas ao longo da minha intervenção contextualizada na valência de Jardim de Infância. A referida PPS II decorreu num estabelecimento da rede privada, junto de um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, durante quinze semanas. Neste documento será, ainda, apresentada uma investigação sobre a importância do desenho infantil no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, tendo como principais objetivos: (i) Compreender a importância do desenho infantil para o desenvolvimento da criança; (ii) Conhecer as conceções de educadores de infância sobre a importância do desenho infantil; (iii) Conhecer as intenções e motivações das crianças ao desenhar; e (iv) Perceber a importância dada ao desenho pelas famílias. Metodologicamente, a investigação centra-se numa investigação de natureza mista, assente num de estudo de caso que teve por base diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, duas entrevistas semiestruturadas a ambas as educadoras de infância a exercer na valência de pré-escolar e a dez crianças do grupo que acompanhei durante a PPS II, respetivamente, e, ainda, um inquérito por questionário às famílias dessas mesmas crianças. Para além destes instrumentos, consideraram-se também os desenhos elaborados por cada criança contemplada no estudo, ao longo de duas semanas. Os dados recolhidos e, posteriormente, analisados e interpretados a partir da sua análise de conteúdo/categorial e subsequente triangulação, evidenciam, genérica e respetivamente, as conceções das educadoras e das famílias a respeito da importância do desenho, bem como as motivações e os interesses das crianças quando desenham. Os resultados desta investigação, potenciando o esclarecimento de fundamentos em torno da problemática geral, contribuíram, ainda, para o meu crescimento profissional e pessoal, bem como para sensibilizar outros educadores para o papel e a importância que o desenho da criança em idade pré-escolar desempenha no seu desenvolvimento.This report comes as part of the Supervised Professional Practice II curricular unit, which is part of the study plan for the Master's Degree in Pre-School Education at the Lisbon School of Education. It is a systematic and well-founded analysis and reflection of the experiences and lessons learnt during my contextualised intervention in the Kindergarten setting. This PPS II took place in a private school, with a group of twentyone children aged between three and five, over the course of fifteen weeks. This document will also present an investigation into the importance of children's drawings in the development of pre-school children, with the following main objectives: (i) To understand the importance of children's drawings for children's development; (ii) To understand the conceptions of nursery school teachers about the importance of children's drawings; (iii) To understand the children's intentions and motivations when drawing; and (iv) To understand the importance given to drawing by families. Methodologically, the research is centred on a mixed method case study based on different data collection techniques and instruments, such as: participant observation, two semi-structured interviews with both pre-school teachers and ten children from the group I accompanied during PPS II, respectively, and a questionnaire survey of the families of these children. In addition to these instruments, the drawings drawn by each child included in the study over the course of two weeks were also taken into account. The data collected, which was then analysed and interpreted using content/category analysis and subsequent triangulation, shows, generically and respectively, the teachers' and families' conceptions of the importance of drawing, as well as the children's motivations and interests when they draw. The results of this research, by clarifying the fundamentals around the general problem, have also contributed to my professional and personal growth, as well as raising awareness among other educators of the role and importance that drawing plays in the development of pre-school children.porEducação pré-escolarDesenho infantilDesenvolvimento infantilPrática profissional supervisionadaPreschool educationChild drawingChild developmentSupervised professional practice“Posso fazer um desenho?” (MG): a importância do desenho no desenvolvimento da criança em idade pré-escolarmaster thesis203720830