Araújo, InêsSantos, CarlosPedro, LuísBatista, João2020-07-022020-07-022017Araújo, I., Santos, C., Pedro, L., Batista, J. (2017) Crachás: Como usar? Um MOOC na formação de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (258-263) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0http://hdl.handle.net/10400.21/11975No âmbito do projeto GamiLearning foram atribuídos crachás aos alunos envolvidos nas atividades de formação nas escolas, de forma a incentivar a partilha e a interação online. Após uma análise do processo de atribuição de crachás através da plataforma SAPO Campus no seu geral foi possível perceber que o seu uso se concentra em apenas alguns Espaços, o que pressupõe uma utilização reduzida. Com o intuito de incentivar e promover o uso de Crachás em Contexto educativo arrancou, no dia 20 de abril de 2017, o MOOC Crachás: como usar?. Este artigo apresenta os pressupostos que levaram à implementação deste MOOC, descreve como este está organizado, o perfil dos formandos que aderiram online e como se pretende, através desta iniciativa, iniciar uma comunidade de prática sobre a temáticaporCrachásFormação de professoresMoocSapo CampusGamificaçãoOpen Educational PracticesCrachás: Como usar? Um MOOC na formação de professoresjournal article