Mendes, MárioMedeiros, AnaPeneda, Dulce2011-11-252011-11-252005-03Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2005 Vol VI Nº1 85-1050874-9620http://hdl.handle.net/10400.21/613A definição do perfil geral de desempenho do professor do ensino básico bem como os padrões de qualidade da formação inicial são quadros de referência para a estruturação das actividades de iniciação à prática profissional. Assim, diferentes modalidades de formação inicial de professores de Ciências da Natureza têm sido implementadas, visando uma maior articulação entre a teoria e a prática, proporcionando aos futuros professores um contacto tão estreito e directo quanto possível com a realidade educativa vigente nas escolas. O presente trabalho pretende essencialmente, analisar comparativamente duas modalidades diferentes de formação, que vigoram em duas instituições de ensino superior responsáveis por essa formação, uma pública e outra privada. O estudo realizado revelou diferenças, sobretudo, ao nível do currículo proporcionado e da implementação da prática pedagógica.porFormação inicial de professoresCiências da naturezaA formação inicial de professores de ciências da naturezaestudo comparativo em duas escolas superiores de educaçãojournal article