Rijo, CátiaGrácio, HelenaAntunes, Sandra2019-01-182019-01-182016Rijo, C., Grácio, H., Antunes, S. (2016). Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local. Revista LOGO v. 5 (2). ISSN: 2238-2542. [Vide URL: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/4253]2238-2542http://hdl.handle.net/10400.21/9348O presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.porEnsino do designPlataformas colaborativasContextos educativosEnsino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória localjournal article