Rosales, Marta VilarPinto, Ana Catarina Marques2011-12-292011-12-292011-10-28PINTO, Ana Catarina Marques - Um modelo de análise das comunidades online: a VESPA nas comunidades sociais online. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.http://hdl.handle.net/10400.21/970Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Esta dissertação terá como primeiro grande objectivo formular, através da etnografia das comunidades VESPA online, um modelo de análise que permita abordar os social media e que integre os conceitos de atitude, representação, cultura e influência social. Considera-se, pois, que, através da etnografia, será possível criar itens de análise deste novo meio que possibilitem a criação de um modelo que será construído e testado através da confirmação de hipóteses para a marca escolhida como case study – a VESPA. Desta forma, será realizada uma contextualização do tema, tendo em conta os conceitos envolvidos na emergência dos social media, assim como o próprio contexto social em que surgem e ganham força, passando-se, em seguida, à definição dos conceitos em análise e dos social media em que os dados serão recolhidos.porEtnografiaComunidades onlineRedes sociaisMarcas - VespaInfluência socialAtitudesRepresentação socialCulturaUm modelo de análise das comunidades online: a Vespa nas comunidades sociais onlinemaster thesis201123886