Pereira, MónicaJaneiro, Raquel de Azevedo Martins Monsanto2020-01-062020-01-062019-07-24Janeiro, R. A. M. (2019). Perceções e explorações das crianças sobre o ambiente educativo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10936http://hdl.handle.net/10400.21/10936Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório é referente, sobretudo, ao processo de observação e de intervenção que desenvolvi em jardim de infância, com crianças de três anos, ao longo da Prática Profissional Supervisionada II. Durante uma parte desse período, realizei uma investigação de natureza qualitativa – investigação sobre a própria prática. A problemática geral da investigação relaciona-se com o modo como as crianças exploram materiais naturais e com a avaliação que fazem do ambiente educativo, bem como, com o modo como a minha ação educativa poderá influenciar a perceção, as explorações e a avaliação que as crianças fazem do ambiente educativo. Nesse sentido, a investigação teve como objetivos: (i) compreender como as crianças percecionam, exploram e avaliam o ambiente educativo da sua sala, mais especificamente, no que diz respeito: à perceção das regras; à preferência pelas áreas; à apreciação do espaço da sala; ao uso dado a diferentes materiais com diferentes graus de realismo atribuídos – funcionalidade real ou imaginária –; às caraterísticas identificadas aquando da exploração dos materiais; (ii) analisar o papel do adulto na criação de oportunidades de exploração dos materiais; (iii) analisar o papel do adulto como mediador da perceção e da exploração que as crianças fazem dos materiais naturais, particularmente, em relação às estratégias utilizadas pelo adulto e à análise da influência dessas estratégias na interação da criança com os materiais naturais. Ao longo da investigação, recorri, sobretudo, à observação, como técnica de análise de dados, tendo realizado, numa fase inicial, duas entrevistas semiestruturadas às crianças e à educadora cooperante e analisado um documento da organização socioeducativa. Como instrumentos de análise de dados, utilizei os seguintes: notas de campo; registos audiovisuais; documento da organização socioeducativa. Para a análise dos dados, privilegiei a análise de conteúdo dos mesmos. Ao analisar os dados, aponto como principais resultados obtidos os seguintes: tendência para a atribuição de funcionalidades imaginárias a objetos conotativos – não realistas –, bem como a atribuição de funcionalidades reais a objetos denotativos – que refletem a realidade (realistas). Este resultado aponta, igualmente, para uma possível relação positiva entre a promoção da criatividade derivada da interação com materiais conotativos, nomeadamente com materiais naturais; eventual promoção do questionamento acerca de caraterísticas e possibilidades de uso de materiais naturais, aquando da interação com os mesmos. Esse questionamento pode, eventualmente, provocar nas crianças o interesse em prolongar a exploração dos materiais naturais; eventual valorização das crianças atribuída ao brincar e aos materiais disponibilizados na sala; eventual promoção da identificação de caraterísticas dos materiais durante e após a exploração dos mesmos.ABSTRACT This report is focused on the process of observation and intervention developed with the participation of three years old children during the Supervised Professional Practice II in a kindergarten context. During a part of that period, I made a qualitative research – the so called research on own´s practice. My research´s main issue relates to how children explore natural materials and their evaluatin of the educational environment, as well as how my educational action may influence children´s perception, exploration and evaluation of the educational environment. So, my research was carried out in order to: (i) understand how children perceive, explore and evaluate the educacional environment of their classroom, more specifically: the perception of rules; the preference for learning areas; the appraisal for the space of the classroom; the use given to materials with different levels of realism – real or imaginary functionality –; identified characteristics of materials when explored by the children; (ii) analyse the role of the adult regarding the creation of opportunities for children to explore the materials; (iii) analyse the role of the adult as a facilitator for the perception and use of natural materials by children, special importance will be given to the adult´s strategies and their effectiveness in the interaction of children with natural materials. Throughout my research, I mainly used observation as a data analysis technique, having carried out, in an initial phase, two semi-structured interviews with the children and with the classroom` kindergarten teacher; besides, I also analyzed a document of the socio-educational organization. For data analysis, I used the following instruments: field notes; audiovisual records; a document of the socio-educational organization. I privileged the content analysis for data analysis. After analyzing the data, I point out as main results: possible existence of a tendency to assign imaginary functionalities to connotative – non-realistic – materials, as well as the assignment of real functionalities to denotative – reflect the reality (realistic) – materials. This output also points to a possible positive relation between the promotion of creativity derived from the interaction with connotative materials, namely with natural materials; possible promotion of the questioning about characteristics and possibilities of using natural materials, when interacting with them. This questioning may eventually induce children to prolong the exploration of natural materials; possible children´ interest in play and the materials made available in the room; possible promotion of the identification of the materials´ characterisitcs during and after its exploration is made.porJardim de infânciaAmbiente educativo da salaPerceçãoExploraçãoMateriaisKindergartenEducational environment in classroomPerceptionExplorationMaterialsPerceções e explorações das crianças sobre o ambiente educativomaster thesis202318613