Mota, MarianaMiranda, Sandra2021-04-072021-04-072021-02-19Mota, M., & Miranda, S. (2021). Um consumo sem desperdícios: características e motivações. Book proceedings of V International Forum on Management (IFM) 2021: Connected in a multipolar world. Everything becomes smart and digital (p. 698). Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.978-989-53045-3-0http://hdl.handle.net/10400.21/13191Como consequência de uma sociedade extremamente consumista, e em constante crescimento, a humanidade vive em défice ecológico desde a década de 70, consumindo anualmente mais recursos do que aqueles que o Planeta consegue regenerar no mesmo período de tempo. Para garantir a existência de um futuro das sociedades e do Planeta, sustentável, é imperativo que se adote uma economia circular e se mudem práticas e hábitos de consumo. Conscientes destas problemáticas, são cada vez mais os indivíduos que procuram adotar comportamentos e escolhas mais sustentáveis e menos consumistas no seu quotidiano. Muitos começam a inspirar-se na filosofia Zero Waste, procurando reduzir ao máximo a produção de desperdícios e resíduos. Dada a atualidade e relevância da temática, e a reduzida literatura existente sobre a mesma, a presente investigação propôs-se a estudar e compreender este tipo de consumo sustentável emergente nas sociedades mais desenvolvidas, com foco no caso português, procurando compreender as características do mesmo e as preocupações associadas ao seu desenvolvimento, identificar as diferentes motivações que estimulam a adesão de cada vez mais praticantes, e identificar o perfil do consumidor Desperdício Zero português.porConsumoSustentabilidadeZero wasteUm consumo sem desperdícios: características e motivaçõesbook part