Lopes, RicardoMartins, Joana Nina Leones2023-01-052023-01-052020-12-16http://hdl.handle.net/10400.21/15256Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, foi realizado ao longo do Estágio do Ensino Especializado na Academia Musical dos Amigos das Crianças no ano lectivo 2019/2020. Nesta primeira secção do trabalho, Prática Pedagógica, é feita uma caracterização da escola, uma descrição das práticas educativas desenvolvidas, uma reflexão da atividade docente e são descritas atividades extra da escola e da classe. O estágio foi realizado em regime de observação das aulas de Oboé da classe da professora cooperante Sofia Brito e foram observadas as aulas semanais de 3 alunos selecionados. A seleção dos alunos para a observação das aulas foi feita tendo em conta o grau que frequentam, com o objectivo de conseguir seguir alunos de níveis mais afastados e cursos diferentes (Iniciação, 3º grau e 7º grau). Desta forma, foi possível ter contacto com particularidades e dificuldades bastantes distintas. Toda a aprendizagem desenvolvida no decorrer do estágio de princípios pedagógicos e métodos de ensino está descrita nas Fichas de Observação, um registo semanal pormenorizado das aulas de cada um dos alunos. Além da observação das aulas, foram orientadas três aulas por aluno e realizados os Planos de Aula respetivos. Estas aulas foram gravadas e posteriormente analisadas de modo a refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas. Deste modo, ao longo da primeira secção, aborda-se todo o processo de aprendizagem, incluindo as espectativas, desafios e objetivos propostos, assim como uma reflexão final sobre a concretização dos mesmos e do desempenho na prática pedagógica, abordando pontos positivos e negativos da atividade enquanto docente.Resumo II - Da experiência pessoal da investigadora no decorrer da recuperação de uma paralisia facial, surgiu a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre a importância do aquecimento e arrefecimento muscular na prevenção e recuperação de lesões na prática do oboé. Esta investigação, presente na segunda secção do trabalho, apresenta informação sobre possíveis lesões e a sua prevenção, incorporando um conjunto de exercícios de aquecimento e arrefecimento destinados a essa finalidade. São realizados questionários de modo a entender a importância que é dada ao aquecimento e arrefecimento dos músculos no ensino do oboé em Portugal, e se existe alguma preocupação na prevenção de problemas por parte dos professores da disciplina. Paralelamente, a mestranda participa num programa de prática adaptada às necessidades dos músicos, com o objetivo de testar a eficácia de um conjunto de exercícios na prevenção e tratamento de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com a prática musical. Com a análise dos dados recolhidos foram identificados os principais problemas existentes nos alunos de oboé e, com a cooperação de uma fisioterapeuta habilitada, elabora-se um conjunto de exercícios de aquecimento e arrefecimento muscular. Os exercícios, considerados importantes e benéficos para uma boa manutenção dos músculos, são explicados e exemplificados com imagens e também em formato de vídeo.Abstract I - This Internship Report, prepared under the Master's Degree in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa, was carried out during the Specialized Education Internship at the Academia Musical dos Amigos das Crianças in the academic year 2019/2020. In this first section, Pedagogical Practice, it is presented a characterization of the school, a description of the applied educational practices, a reflection of the teaching activity as well as a description of extra school and class activities. The internship was carried out under the tutoring of the cooperative teacher Sofia Brito. Three selected students classes were observed weekly. The selection of students for the observation was made taking into account their level, with the aim of observing students from various levels and different courses (Initiation, 3rd and 7th grade). This way, it was possible to contact with different challenges and particularities. All the learning developed during the stage of pedagogical principles and teaching methods is described in the “Lesson Plan”, a detailed weekly documentation of the classes of each of the students. In addition to the observation of the classes, three classes per student were taught and carried out according to the respective “Planos de Aula”. These classes were recorded and later analysed in order to reflect on the educational practices used. Therefore, throughout the first section, the entire learning process is approached, including the expectations, challenges and goals, as a final reflection on their implementation and performance in pedagogical practice, addressing the positive and negative aspects of the learning activity as a teacher.Abstract II From the researcher's personal experience during the recovery from a facial paralysis, arose the need to deepen knowledge about the significance of muscle warmup and cool-down in the prevention and recovery of injuries in the oboe practice. This investigation, present in the second section of the work, gives information on possible injuries and their prevention, incorporating a set of warm-up and cool-down exercises designed for that purpose. In order to understand the importance that is given to the warm-up and cooldown of muscles in the teaching of oboe in Portugal, and whether there is any concern in preventing problems, questionnaires were made to oboe teachers. At the same time, the researcher participated in a practice program adapted to the needs of musicians, with the aim of testing the effectiveness of a set of exercises in the prevention and treatment of musculoskeletal injuries related to musical practice. With the analysis of the collected data, the main problems existing in the oboe students were identified and, with the cooperation of a qualified physiotherapist, a set of exercises for muscle warm-up and cool-down is elaborated. The exercises, considered important and beneficial for good muscle maintenance, are explained and exemplified with images and in video format.porOboéLesõesAquecimentoArrefecimentoMúsculosPrevençãoRecuperaçãoFisioterapiaOboeInjuriesWarm-upWarm-downMusclesPreventionRecoveryPhysiotherapyA importância do aquecimento e arrefecimento muscular na prevenção e recuperação de lesões na prática do oboémaster thesis202658589