Alcântara, AnaPereira, Teresa MatosMatos, Joana2024-05-102024-05-102023Alcântara, Ana, Pereira, Teresa Matos & Matos, Joana (2023). Representações do território: património e prática artística. In Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 34-39978-989-35059-4-6http://hdl.handle.net/10400.21/17440A comunicação descreve e analisa as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito de duas propostas de trabalho com estudantes do CTeSP em Gestão de Turismo (ESE eESCE/IPS) e com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (ESELx/IPL). A primeira proposta de trabalho foi realizada na Unidade Curricular de História, Cultura e Património e a segunda no âmbito das Unidades Curriculares de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia I e Projeto em Artes Tecnologias e Multimédia I. Ambas se inscrevem num projeto de investigação em curso financiado pelo concurso ID&CA do IPL e intitulado IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território. Através destes dois exemplos procura-se dar conta das potencialidades pedagógicas da integração de estudantes em processos investigativos baseados na prática, tendo contextos reais de atuação (sociológicos, culturais, estéticos) como ponto de partida para a construção de aprendizagens capazes de articular, de forma coerente, diferentes saberes, experiências e processos criativos.This paper describes and analyses pedagogical practices developed within two work proposals with students of the CTeSP in Tourism Management (ESE and ESCE/IPS) and with students of Visual Arts and Technologies degree (ESELx/IPL). The first work proposal was developed in the curricular unit of History, Culture and Heritage and the second in the scope of Workshop of Arts, Technologies and Multimedia I and Project in Arts Technologies and Multimedia I. Both are part of an ongoing research project funded by the IPL (ID&CA) and entitled IMAGO MUNDI - Cartographies, arts practices, community and representations ofterritory. Through these two examples we try to show the pedagogical potential of integrating students in practice-based investigative processes, having real contexts of action (sociological, cultural, aesthetic) as a starting point for the construction of coherent knowledge, which articulates different areas, experiences and creative processes.porCartografiasPesquisa baseada na práticaPatrimónioArtes visuaisCartographiesPractice-based researchHeritageVisual artsTerritoryIPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELXRepresentações do território: património e prática artísticaconference objecthttps://doi.org/10.60546/xgch-zy50