Gonçalves, MarianaAlmeida, António2020-05-052020-05-052017Gonçalves, M., Almeida, A. (2017) Compreensão de Modelos Didáticos por alunos do 5.º ano de escolaridade em Ciências Naturais In C. Pires, D. Lino, I. Madureira, M. Rodrigues, M. Falcão (org.) Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa pp. 179-190. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8http://hdl.handle.net/10400.21/11579O presente estudo aborda a pertinência da utilização de modelos didáticos nas aulas de Ciências Naturais. Mais concretamente, o estudo teve como finalidade compreender o papel de alguns modelos didáticos na compreensão de conceitos científicos, uma vez que, por definição, o modelo estabelece uma relação analógica com a realidade. Assim, importa verificar se os alunos reconhecem as semelhanças e as diferenças entre alguns modelos didáticos e a realidade que estes procuram representar. O grupo de participantes no estudo era constituído por 28 crianças do 5.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os nove e os onze anos de idade, respeitante a uma turma em onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada II no contexto de 2.º ciclo. Os resultados da investigação revelaram que, na sua maioria, os alunos entenderam o valor analógico dos modelos apresentados, entendimento esse que foi crescendo ao longo da intervenção, com uma progressiva melhoria na perceção das analogias presentes em cada modelo, reconhecendo os alunos as semelhanças e as diferenças que existem entre os mesmos e a realidade que representam. O uso de modelos parece constituir assim uma ferramenta importante na aprendizagem de conceitos científicos.porEnsino das ciênciasModelos científicosModelos didáticosCompreensão de Modelos Didáticos por alunos do 5.º ano de escolaridade em Ciências Naturaisbook part