Almeida, RicardoPessoa, Teresa2020-06-212020-06-212017Almeida, R., Pessoa, M., Pereira, T. (2017) Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (119-123) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0http://hdl.handle.net/10400.21/11925O presente artigo refere uma experiência piloto realizada na licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi utilizada a ferramenta de programação visual Scratch para o desenvolvimento de projetos lúdicos, dinâmicos e pedagógicos. A utilização deste software permitiu, por um lado, melhorar o interesse e envolvimento nas tarefas, e por outro lado, ao nível do desenvolvimento profissional, potenciar a utilização do Scratch enquanto ferramenta de conceção e produção de materiais educacionais.porScratchCiências da educaçãoTecnologias educacionaisPensamento computacionalUtilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educaçãojournal article