Miranda, Sandra Marisa LopesSaraiva, Carlos Manuel Lisboa2012-12-272012-12-272012-11SARAIVA, Carlos Manuel Lisboa - Determinantes do comportamento de compra online. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.http://hdl.handle.net/10400.21/2011Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O objetivo principal do presente trabalho consiste na identificação de alguns dos principais preditores que levam os consumidores a realizar compras online, nomeadamente as características demográficas, as motivações e experiências de compra online, as crenças normativas e as perceções de risco e de benefícios associados à compra através da Internet. Para o efeito, optou-se por um método quantitativo tendo-se, para o efeito, elaborado um questionário que foi aplicado a uma amostra de 343 consumidores. As análises efetuadas permitiram concluir que existe influencia entre o género e a frequência e montante gasto online, bem como entre o nível de escolaridade e rendimento e o montante gasto online. Concluiu-se também que os amigos e os familiares são os referentes que mais influência exercem nas compras online e que a satisfação online influencia positivamente as compras online. Por último, registaram-se também diferenças nos produtos comprados online entre cada um dos géneros, bem como na perceção de risco associados à Internet.porCompras online - análise do comportamentoPerfil do consumidorMotivaçõesBenefícios das compras onlineCompras online - riscos e experiênciasDeterminantes do comportamento de compra onlinemaster thesis201124645