Rodrigues, Margarida2012-02-292012-02-292010-03Rodrigues, M. (2010). Ser professor de Matemática pelo ponto de vista da ética profissional. Medi@ções, Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 1(2): Profissionalidades, 60-87. Online: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline.1647-3078http://hdl.handle.net/10400.21/1182Este artigo apresenta a problematização da profissionalidade do docente de Mate-mática, tomando como referência quatro critérios de procedimento ético. Estes critérios são usados para focar a competência profissional e o conhecimento do professor de Matemática bem como o desenvolvimento profissional e a formação contínua. A problematização apresentada fundamenta-se em literatura consultada mas sobretudo decorre da reflexão feita no âmbito da formação prestada a docen-tes de Matemática do 2.º Ciclo e do conhecimento produzido a partir da prática de formação.porÉticaIdentidadeConhecimento profissionalDesenvolvimento profissionalFormação contínuaAgência relacionalEthicsIdentityProfessional knowledgeProfessional developmentIn service teachersRelational agencySer professor de Matemática pelo ponto de vista da ética profissionaljournal article