Gomes, Rita Maia2020-07-202020-07-202016Gomes, R. (2016) Quando o museu é habitado… in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (253-269) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6http://hdl.handle.net/10400.21/12052Os Museus de Arte são, por excelência, espaços privilegiados de sensibilização e educação artística, como provam os estudos que têm sido efetuados e as experiências realizadas em contextos museológicos. Esta comunicação pretende apresentar um projeto de educação pela arte intitulado Clube dos Carrancas, destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, que decorreu no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto), entre 2012 e 2014. Enquanto autora e responsável pela sua dinamização, gostaria de explicitar os pressupostos do projeto e o modo como foi aplicado. O clube assentou na ideia de que a aproximação à obra de arte não pode ser imposta, condicionada, nem mesmo sugerida; ela deve resultar de um processo natural, espontâneo e não programado. Isto só é possível quando o museu se torna um lugar familiar – uma casa – e a obra de arte passa a integrar a nossa coleção de afetos e de interrogações. A metodologia usada para que o museu se transfigurasse numa casa passou por deixar a cargo dos participantes do clube a definição da programação e das atividades a realizar. Os resultados desta experiência educativa foram demonstrativos da relevância que este tipo de intervenção de longa duração pode ter ao nível do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, mas também da importância que pode ter para as suas famílias e para o próprio museu.porEducação em museusArteProjeto educativo de longa duraçãoQuando o museu é habitado…journal article