Castanhito, AnaCampos, Rita Gomes2018-06-012018-06-012018-04http://hdl.handle.net/10400.21/8548Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino de MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - Na secção de Prática Pedagógica, descreve-se o estágio de ensino de harpa, realizado pela estagiária na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) inserido no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, e supervisionado pela orientadora professora mestra Ana Castanhito. O referido estágio compreendeu o primeiro e segundo períodos do ano letivo 2016/2017 onde foram observadas e lecionadas aulas de três alunos. A primeira parte do presente relatório começa pela descrição da EMCN; depois traça o perfil de três alunos observados; segue-se a secção de práticas educativas desenvolvidas onde são enumeradas atividades e estratégias, desenvolvidas pela estagiária. De seguida é feita uma análise crítica da atividade docente onde são apresentadas as alterações e modificações propostas pela professora orientadora. No final, apresenta-se uma conclusão do estágio. O estágio pretendeu aumentar não só a qualidade e a quantidade de ferramentas pedagógicas da estagiária, como também a experiência de ensino, abrindo os horizontes profissionais para o futuro da estagiária.Resumo II (Investigação) A secção de Investigação inicia-se com uma descrição do projeto de investigação que tem como objetivos: definir o significado de leitura à primeira vista; como se manifesta e desenvolve; que competências são necessárias para desenvolver uma boa leitura à primeira vista; se a utilização de exercícios de leitura à primeira vista tem benefícios para a aprendizagem do instrumento; se com uma boa leitura à primeira vista, se pode aumentar o nível de motivação de um aluno e qual a sua importância, vantagens e benefícios na aprendizagem e desenvolvimento de competências na harpa. No capítulo seguinte procedeu-se a uma revisão de literatura, prosseguindo de uma apresentação da metodologia de investigação utilizada. Realizou-se um levantamento e análise crítica de métodos e livros de exercícios de leitura à primeira vista, aplicados ao piano e à harpa e à elaboração de uma proposta de trabalho pedagógico. A secção culmina numa conclusão e reflexão final.Abstract I (Teaching) - In the section of Pedagogical Practice, it is described the teaching internship of harp done by the candidate at the Escola de Música Conservatório Nacional (EMCN), and supervised by the adviser Prof. Ana Castanhito. The evaluated range comprises the first and second trimesters of the year 2016/2017, in which the intern observed and gave classes to three students. The first part of this report begins with the EMCN description. Then the profile of the three students who were observed. The following chapter of educational practices is an enumeration of the activities and strategies developed by trainee. Succeeding the previous chapter, it was made a critical analyzes of the teaching activity where also has the modifications proposed by the professor adviser. At the end, it presents the general balance of the internship. This pursued to enhance the quality and quantity of the trainee's pedagogical tools as well as an educational experience, opening the professional horizons for the future of the candidate.Abstract II (Research) - In the research section it was made a description of the investigation where it pursued to answer and defining: what is the definition of sight reading, how does it manifest and develops, which skills are needed to develop a good sight reading, if sight reading exercises promote benefits in the learning of an instrument, if it is possible to increase the student motivation, what is the importance, advantages and benefits of the sight reading in the skills development in the harp. The following chapter is a literature review about the theme and a presentation of the methodologies used in the investigation. Prior to that it was made a critical analysis of sight reading methods for piano and harp and a pedagogical work proposal. The section ends with a conclusion and final reflection about the research.porHarpaAnálise de métodosCompetências de leituraCompetências de execuçãoHarpMethod analysisReading skillsPerforming skillsPrática de leitura à primeira vista na aprendizagem da harpa: análise crítica e proposta de trabalho pedagógicomaster thesis201920085