Silva, Mariana2024-11-252024-11-252024-10Silva, M. (2024) A Racionalidade do (Neuro) Marketing: estratégias direcionadas para o consumidor. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa.http://hdl.handle.net/10400.21/17974Dissertação do grau de Mestre em Gestão e EmpreendedorismoEsta dissertação de mestrado propõe estabelecer uma ligação direta entre o trinómio neuromarketing, consumidor e estratégias das empresas, visto que, não logrei encontrar outro trabalho que os relacione. Assim, é crucial entender o que é o neuromarketing, conhecer a sua origem e a sua evolução até à atualidade, assim como as técnicas e os métodos utilizados nas suas pesquisas, para melhor compreender o comportamento do consumidor. Para que isto fosse possível, foi necessário entender os sentidos, as emoções e o cérebro humano. Estes são os responsáveis por delinear os contornos do processo de tomada de decisão do consumidor. Apenas depois de entender o consumidor as empresas estão preparadas para identificar e escolher verdadeiramente as estratégias que querem implementar. Enquanto a estratégia organizacional é aquela que tem em consideração o marketing e a empresa, as estratégias de neuromarketing vão mais além ao englobar todos os elementos do trinómio citado e daí o seu interesse para a investigação. As problemáticas anteriormente mencionadas serão abordadas num inquérito por questionário, que pretende ser uma ferramenta para ajudar a esclarecer o comportamento do consumidor e ajudar a entender quais as estratégias racionais do neuromarketing que as empresas aplicam e que, muitas vezes, passam despercebidas pelos consumidores. As estratégias utilizadas nas superfícies comerciais patentes nas fotografias, em anexo, são exemplos do que acontece na realidade. Na realização desta dissertação foram utilizados livros, artigos e estudos científicos e dissertações de mestrado. Os documentos físicos foram disponibilizados pelas Bibliotecas do ISCAL e do ISCTE. E os eletrónicos foram disponibilizados pelo Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa, pela base de dados EBSCO - eBooks Academic Collection, Scopus e Web of Science.Abstract: This master's thesis aims to establish a direct link between the trinomial neuromarketing, the consumer and company strategies, as I have been unable to find any other work that relates them. It is, therefore, crucial to know what neuromarketing is, understand its origins and evolution to the present day, the techniques and methods used in its research, in order to comprehend how the consumer will behave. But in order to do this, it is necessary to understand the senses, emotions and the human brain. They are responsible to design the consumer's decision-making process. Only after the consumer is understood, the companies are truly prepared to identify and choose the strategies they want to implement. While organizational strategy considers marketing and company, neuromarketing strategies go further by encompassing all the elements of the aforementioned trinomial, hence their interest for the research.The issues mentioned above will be addressed in a questionnaire survey that will be an useful tool to help the understanding of the consumer behaviour and the rational neuromarketing strategies that companies apply and often are unnoticed by consumers. The strategies used in the shopping mall shown in the photos are examples of what really happens.This dissertation used books, articles, scientific studies and master's dissertations. The physical documents were available in ISCAL and ISCTE Libraries. The electronic documents were available in Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Lisbon, the EBSCO - eBooks Academic Collection database, Scopus and Web of Science.porNeuromarketingComportamento do ConsumidorEstratégias de NeuromarketingSuperfícies Comerciais e Setor Alimentar de Bens de ConsumoConsumer BehaviourNeuromarketing StrategiesCommercial Surfaces and Consumer Goods Food SectionA racionalidade do (neuro) marketing: estratégias direcionadas para o consumidormaster thesis