Bonacho, Fernanda2024-01-102024-01-102023-11-01Bonacho, F. (2023, nov., 01- 30). A literacia digital e os jovens: Entre a vertigem, o erro e a ambição. Comunicação apresentada, online, no 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - A consolidação dos seres media, Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, Brasil.http://hdl.handle.net/10400.21/16842Como é que os contornos da experiência mediática comunicacional são determinados pela nossa posição individual e comunitária? Porque é que a leitura do mundo de hoje precisa de uma atenção redobrada sobre a comunicação, apelando a uma verdadeira escuta do outro e a utilização de uma voz mais humana e consciente? Será que a literacia digital questiona devidamente o paradigma comunicacional que opera entre a vertigem, o erro e a ambição da atualidade e dos grandes desafios que hoje se enfrentam? Desde há muito tempo que a literacia deixou de se confinar ao domínio restrito das competências ditas transversais às linguagens, aquele conjunto de competências que é instrumental a todas as demais aprendizagens. Relacionar-se com os outros e viver em sociedade, perceber as leis que regem o mundo, compreender o valor da beleza e a dimensão estética da vida fazem parte de uma educação que ultrapassa conteúdos técnicos e abraça referenciais axiológicos – pessoais e sociais – que determinam a nossa responsabilidade individual enquanto cidadãos. Ser competente para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade é urgente e carece de novas abordagens. Se a atenção dada ao tema da literacia para os média tem crescido, e ganho novos ângulos de reflexão e análise, a realidade continua longe do desejável, atendendo às questões que nos preocupam e afetam tanto hoje, mas também à distância que se mantém entre aquilo que se ambiciona e os erros que se repetem.porMediaStorytellingStoriesNews literacyCommunicationA literacia digital e os jovens: entre a vertigem, o erro e a ambiçãoconference object