Lopes, CarlosAntunes, Maria Da LuzSanches, Tatiana2022-08-032022-08-032022-07Lopes C, Antunes ML, Sanches T. Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens. In: ICCL 2022 – 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), July 7-8, 2022. p. 113.http://hdl.handle.net/10400.21/14907Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Neste painel apresenta-se um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Os intervenientes do painel apresentam a sua experiência no desenho de atividades que podem inspirar os bibliotecários na utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os conteúdos trabalhados e comunicados são adaptáveis às necessidades de ensino, garantindo a formação de bibliotecários académicos e promovendo o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. O painel termina com a participação da Presidente da BAD sobre a importância deste tipo de projetos para a capacitação e a formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.porCiência AbertaEnsino superiorLiteracia da informaçãoAprendizagemCompetênciasDesinformaçãoLiteracia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovensconference object