Bonacho, FernandaQuaresma Tomás Pontes, Margarida Joana2025-07-142025-07-142025-06Bonacho, F. & Pontes, J. (2025). A literacia como resistência à desinformação. In P. Silveira, C. Pessôa & S.(eds.), Os media e a guerra: Cobertura mediática e desinformação em tempos de conflito (pp. 37-53). IADE. http://iadepress.unidcom-iade.pt/wp-content/uploads/2025/07/E-BOOK_Media-e-Guerra_Professora-Patri%CC%81cia_26-05-2025.pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/21974O presente artigo trata a importância da resistência leitora e literacia mediática no contexto da sociedade informacional atual e destaca a necessidade de uma leitura crítica e consciente diante das transformações na escrita e na comunicação. A resistência leitora é interpretada como uma prática prudente e questionadora que não decodifica apenas textos, mas também constrói significados a partir das experiências humanas acumuladas, ampliando a compreensão e a comunicação. A literacia confere poder sobre si mesmo, sobre a aprendizagem, a participação na sociedade e a compreensão do mundo. Ao longo da história, a escrita esteve ligada ao poder, mas o seu acesso só se democratizou com o tempo, impulsionando ações coletivas e a expansão do conhecimento. Contudo, a forma como a escrita e a leitura evoluíram exige capacidades para selecionar e interpretar informações num ambiente informacional que, muitas vezes, perpetua visões distorcidas e polarizadas da realidade. Impõe-se uma adaptação contínua e um desenvolvimento progressivo das habilidades cognitivas e sensoriais, que são indispensáveis para navegar no influxo avassalador de informações. O artigo defende uma aposta na literacia para toda a vida como meio de fomentar uma participação informada e ativa na sociedade, que permita aos indivíduos participarem criticamente e contribuírem para o panorama mediático pelo interesse do bem comum.porLiteraciaDesinformaçãoLiteracia mediáticaComunicaçãoLeituraA literacia como resistência à desinformaçãobook part