Zózimo, Ana CatarinaFortes, ConceiçãoSantos, João AlfredoPinheiro, LilianaLemos, RuteCAPITÃO, RUIFonseca, AnaRoque, D.Taborda, RuiSilva, AnaSerrazina, VeraCraveiroReis, Maria TeresaAndriolo, UmbertoFerreira, José CarlosJóia Santos, C.2022-06-282022-06-282022-04ZÓZIMO, Ana Catarina; [et al] – Projeto To-SEAlert. Desenvolvimentos recentes. In 10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sines. Sines, Portugal: PIANC Portugal, 2022. Pp. 1-13.http://hdl.handle.net/10400.21/14750O projeto To-SEAlert tem como objetivo a inclusão de um conjunto de ferramentas/metodologias de modo a tornar o sistema HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020) mais eficiente, fiável e robusto. Essas ferramentas incluem o uso de imagens de satélite e de vídeo, de modelação numérica e física, métodos quantitativos e probabilísticos para a avaliação do risco e planeamento de emergência, para melhorar a eficiência e a confiança no sistema, bem como proporcionar a sua validação. Este projeto tem como objetivo principal a implementação de um sistema que seja capaz de apoiar as autoridades responsáveis na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido recentemente nas diferentes tarefas do projeto, entre o qual se pode destacar o desenvolvimento do protótipo do sistema para a zona costeira da Costa da Caparica, a validação do protótipo do porto da Ericeira com recurso a imagens de vídeo-monitorização, o teste de modelos numéricos para o cálculo do galgamento, e a implementação de metodologias de avaliação quantitativa das consequências do risco.porProjeto To-SEAlertSistema HIDRALERTAImagens de satélite e de vídeoModelação numérica e físicaMétodos quantitativos e probabilísticosPlaneamento de emergênciaProjeto To-SEAlert. Desenvolvimentos recentesconference object