Cardoso, AdrianaSequeira, Bruna Rafaela Afonso2024-01-052024-01-052023-07-14Sequeira, B. R. A. (2023). Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16780http://hdl.handle.net/10400.21/16780Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve e analisa as práticas da Prática de Ensino Supervisionada II, relativas ao 1.º e 2.º Ciclo, enquanto a segunda apresenta um estudo empírico realizado no contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico. O tema do estudo centra-se na implementação de uma sequência didática centrada no género reportagem-vídeo. Esta temática surgiu no contexto de candidatura ao concurso “Repórter XS” da RTP2, em parceria com a Rede de Bibliotecas Nacional. O estudo apresentado segue uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos, e recorre a técnicas como a observação participante, a pesquisa documental e a análise das produções dos alunos. A sequência didática proporcionou uma abordagem estruturada e sequencial do género reportagem-vídeo, permitindo a progressão das aprendizagens e o desenvolvimento de competências ao longo do processo. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na sequência didática possibilitou a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipa dos alunos. A análise das produções dos alunos e as avaliações dos estudantes e da diretora de turma corroboraram os resultados positivos do estudo, evidenciando o impacto da sequência didática no desenvolvimento integrado de competências de planificação, produção e avaliação do género reportagem-vídeo. No entanto, foram identificados alguns desafios, como a escassez de tempo para projetos estruturados e o desinteresse de alguns alunos. Apesar destes obstáculos, o estudo destaca a importância de promover a articulação e contextualização do currículo por meio de estratégias metodológicas que beneficiem da presença das Tecnologias de Informação e Comunicação.This report is divided into two parts. The first part describes and analyses the practices of Supervised Teaching Practice II, while the second part presents an empirical study conducted in the context of the 2nd Cycle of Basic Education. The study emerged from observations made during the internship in the 2nd Cycle of Basic Education, identifying the need to address competencies related to the Portuguese language and classroom management. The theme focused on the creation of a Didactic Sequence for teaching video reporting, challenging students to participate in the "Reporter XS" competition by RTP2, in partnership with the National Library Network. A qualitative approach has been adopted, using some quantitative data, and employing techniques such as participant observation, documentary research and analysis of students’ productions. The Didactic Sequence provided a structured and sequential approach to the content, allowing the progression of learning and the development of competencies throughout the process. The use of Information and Communication Technologies in the Didactic Sequence enabled the application of theoretical knowledge in practice, stimulating creativity, critical thinking and teamwork among students. The analysis of students’ productions and the evaluations of the students and the class director supported the positive results of the study, highlighting the impact of the Didactic Sequence on the integrated development of planning, production and evaluation competencies of the video reporting genre. However, some challenges were identified, such as the shortage of time for structured projects, the lack of interest from some students and the need for more editing sessions for the reports. Despite these obstacles, the study emphasizes the importance of promoting curriculum articulation and contextualization through methodological strategies that benefit from the presence of Information and Communication Technologies.por2.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino DigitalModelo didático de géneroReportagem-vídeoSequência didática2nd cycle of basic educationDigital educationGenre didactic modelVideo reportingDidactic sequenceImplementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do ensino básicomaster thesis203374770