Pina, Helena Figueiredo2023-10-102023-10-102004Pina, H. F. (2004). Sentidos (com)sentidos: Projeto criativo concetual. ESCS-IPL, Lisboahttp://hdl.handle.net/10400.21/16550Sentidos(con)sentidos resulta de um desafio de escrita criativa que se materializou em um objeto autoral criativo de acrílico sobre tela. Não possui pretensões artísticas, nem requisitos de mestria técnica. É apenas um exercício experimental para transmitir ideias e conceitos. Afinal, quem lança um desafio também deve estar predisposto a cumpri-lo. Em 2004, os estudantes do 4º Ano do ramo de Publicidade, do Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing da ESCS-IPL, foram instigados a sair da sua zona de conforto, rompendo com hábitos e rotinas instalados e a encarar a escrita criativa de uma forma mais abrangente. Aceitaram o repto e envolveram-se no processo colaborativo de uma experiência diferente, tendo cada grupo uma palavra-conceito em comum e cada elemento a nuance de uma dada emoção. Com o apoio da Direção da ESCS, a sala de aula mudou-se para o átrio do piso -1, transformado em ateliê improvisado, com cavaletes, telas e tintas. Uma experiência imersiva no meio do bulício da vida académica que acontece em seu redor. A primeira etapa foi a transmissão das ideias através da imagem, numa tela de 70x50 cm. Na segunda etapa, cada grupo reuniu em redor das imagens produzidas pelos seus elementos e em conjunto escreveram um texto criativo inspirado nessas imagens. Alguns docentes que passaram pelo cenário deste ateliê temporário, juntaram-se à experiência e arregaçaram as mangas para representar a sua área científica. O entusiasmo gerado por todos, levou à organização da exposição “Pincelas de Sentido” e à produção de uma reportagem (Programa Nº 13) para o recém-criado E2, o programa de televisão semanal feito por alunos da Escola Superior de Comunicação Social, um projeto pedagógico extracurricular, emitido na RTP2.porCriatividadeEscrita criativaProjeto criativo concetualSentidos (com)sentidos: projeto criativo concetuallearning object