Pereira, Teresa MatosAlmeida, AntónioEspada, Rita Alexandra de Sousa2025-02-202025-02-202024-12-16Espada, R. A. S. (2024). Abordagem STEAM: um projeto com turma de 1º Ciclo [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/215338http://hdl.handle.net/10400.21/21538Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserido no Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como contexto de investigação uma turma do 3.º ano do 1.º CEB. O documento organiza- se em duas partes. A primeira parte descreve as práticas pedagógicas, analisando o seu impacto no desenvolvimento das competências dos alunos. A segunda parte do relatório apresenta o estudo sobre a criação de uma curta-metragem em StopMotion, centrada no ecossistema dos recifes de coral, integrando a abordagem STEAM. Este projeto intentou em despertar o interesse dos alunos por temas ambientais e desenvolver competências interdisciplinares, avaliando o impacto da criação artística colaborativa no seu envolvimento e compreensão dos conteúdos ambientais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, guiada pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), que valoriza os processos criativos como centrais na investigação. Contudo, incorporou também características da investigação-ação, na qual foram feitos ajustes durante o processo para responder às necessidades dos alunos. O estudo envolveu 22 alunos ao longo de 11 sessões, sendo utilizadas grelhas de observação direta e notas de campo para monitorizar o progresso dos participantes. Os resultados sugerem que o projeto promoveu o desenvolvimento de competências interdisciplinares e aumentou o conhecimento sobre as espécies do ecossistema dos recifes de coral, tendo sido uma experiência enriquecedora. Os alunos relataram compreender melhor as espécies marinhas do recife, demonstrando uma evolução no seu conhecimento científico. Além disso, foi notada uma progressão nas competências criativas e colaborativas, com destaque para a capacidade de cooperar na procura de soluções criativas. Apesar dos desafios relacionados com o tempo limitado e a competitividade entre grupos, o projeto evidenciou a capacidade dos alunos para superarem obstáculos, reforçando o empenho e a motivação.ABSTRACT The following report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, within the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, with a 3rd year class in the 1st CBE as the research context. The document is organized into two parts. The first part describes the teaching practices and analyzes their impact on the development of students' skills. The second part of the report presents a study on the creation of a short film in StopMotion centered on the coral reef ecosystem, integrating the STEAM approach. This project aimed to arouse students' interest in environmental issues and develop interdisciplinary skills, assessing the impact of collaborative artistic creation on their engagement and understanding of environmental content. The research adopted a qualitative approach, guided by Art-Based Educational Research (ABER), which values creative processes as central to research. However, it also incorporated characteristics of action research, in which adjustments were made during the process to respond to the needs of the students and improve teaching practice. The study involved 22 students over 11 sessions, and direct observation grids and field notes were used to monitor the participants' progress. The results indicate that the project facilitated the development of interdisciplinary skills and enhanced knowledge about the species within the coral reef ecosystem, providing an enriching experience. The students reported an enhanced comprehension of the reef's marine species, indicative of a progression in their scientific knowledge. Furthermore, an advancement in creative and collaborative abilities was discernible, with a particular emphasis on the capacity to collaborate in the pursuit of innovative solutions. Despite the challenges associated with limited time and intergroup competition, the project illuminated the students' capacity to surmount obstacles, thereby reinforcing their dedication and motivation.porSTEAMrecifes de coralStopMotioncriatividadePEBAProject Based Learningcoral reefsStopMotioncreativityABERProject Based LearningAbordagem STEAM: um projeto com turma de 1º Ciclomaster thesis203804090