Ferreira, JoanaMatos, Joana2021-08-312021-08-312021978-989-53236-1-6http://hdl.handle.net/10400.21/13664O projeto artístico-pedagógico, tem vindo a ser desenvolvido na Unidade Curricular de Artes Plásticas II da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Lisboa como um meio de pensar e construir a aprendizagem. Enquadrado numa metodologia de trabalho assente em processos criativos no campo das artes plásticas, os projetos desenvolvidos têm vindo a promover a utilização de recursos de natureza diversa, processos de trabalho de pesquisa e integração de conhecimentos de natureza variada, traduzindo-se em abordagens que se valorizam sempre como resultado de caminhos pessoais e de descoberta. O desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plásticas permite ainda perceber como estruturar as aprendizagens tendo em vista as práticas profissionais em contexto educativo formal e não formal. Pretende-se mostrar alguns dos processos de trabalho desenvolvidos, nomeadamente os processos criativos, entendidos enquanto método de investigação e pesquisa em educação artística, através de utilização de técnicas e ferramentas que tornam o pensamento mais visual e percetível, tais como o brainstorming ou o mindmap. Pretende-se ainda evidenciar que o processo de trabalho de natureza artística, como exercício de investigação multidisciplinar, promove um maior e mais ancorado envolvimento com o projeto em si mesmo, desenvolvendo simultaneamente o sentido crítico e criativo sobre os assuntos. Em termos de resultados, analisam-se alguns projetos exemplificativos que mobilizam conhecimentos de natureza técnica, estética e cultural tendo em conta as questões pedagógicas, como revisão e reflexão sobre as metodologias de trabalho desenvolvidas, cujos meios passam ainda pela utilização de recursos digitais.porProcesso criativoMapas mentaisProjetoPráticas artísticas investigativasO projeto artístico-pedagógico como meio de pensar e construir a aprendizagemjournal article