Pereira, Teresa CostaHenriques, GonçaloSousa, Otília2020-07-242020-07-242020Pereira, T. P., Henriques, G., Sousa, O, (2020) Manuais escolares: textos e compreensao na leitura in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (87-110) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.084978-989-8912-11-4http://hdl.handle.net/10400.21/12083Os manuais escolares constituem um dos principais recursos utilizados pelos professores em sala de aula, em Portugal. Desde há muito que assumem um papel central no processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças que ocorrem tanto na sociedade em geral, como no sistema de ensino em particular. São recursos que, por um lado, facilitam a vida do professor porque pretendem dar conta dos conteúdos das disciplinas e, por outro, permitem aos alunos aceder ao conhecimento e realizar atividades relacionadas com a construção de saberes, nas mais variadas áreas. O presente trabalho foca-se no papel dos manuais de Estudo do Meio no desenvolvimento de competências de leitura. Para tal, analisam- se os seis manuais escolares de Estudo do Meio do 4.º ano adotáveis atualmente em Portugal. Caraterizam-se os textos e as atividades do ponto de vista da compreensão na leitura e do acesso ao conhecimento, com recurso a uma grelha de análise, teoricamente sustentada, criada especificamen e para este estudo. Os resultados mostram que, no geral, os textos pertencem todos ao mesmo género textual e apresentam estruturas semelhantes. As atividades são apresentadas, sobretudo, após a leitura dos textos e são pouco expressivas as atividades de preparação da leitura, como o trabalho de vocabulário, a realização de previsões sobre o texto ou a ativação de conhecimentos prévios. Relativamente às questões, dominam as de compreensão literal e a construção de esquemas ou resumos é pouco valorizada.porManuais escolaresLeituraManuais escolares: textos e compreensao na leiturabook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.084