Brunheira, LinaFerreira, Joana Filipa Bernardo2025-02-072025-02-072024-12-20Ferreira, J. F. B. (2024). A compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração: uma investigação sobre a prática no 6.º ano do ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21396http://hdl.handle.net/10400.21/21396Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Inclui uma descrição e análise das práticas pedagógicas realizadas durante os estágios em 1.º e 2.º CEB, bem como uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB. A compreensão do domínio dos números racionais representados em forma de fração, bem como as operações associadas aos mesmos são de difícil compreensão por parte dos alunos. O presente estudo trata-se de uma investigação sobre a prática com foco na compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração por cinco alunos do 6.º ano de uma instituição de ensino público. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa cujos dados foram recolhidos, inicialmente, através de um teste diagnóstico incidente em operações de multiplicação e divisão com números naturais e racionais, representados na forma decimal, e posteriormente através de sete tarefas que mobilizavam uma compreensão evolutiva da multiplicação de frações. Foram ainda valorizadas as conversas informais com os alunos e notas de campo. As produções dos alunos foram analisadas através de categorias de análise definidas para as conceções e estratégias dos alunos. Verificou-se que a utilização de problemas contextualizados, que exigem a justificação da grandeza dos resultados, ajudou-os a compreender que multiplicar frações envolve calcular partes de uma parte. No entanto, alguns alunos ainda demonstraram dificuldade em se distanciar do algoritmo após aprendê-lo. Para superar essas barreiras conceituais, é essencial proporcionar oportunidades para explorar estratégias livremente e enfrentar problemas que estimulem o pensamento crítico, promovendo uma compreensão mais profunda da multiplicação de frações.ABSTRACT This Final Report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, taught in the 2nd year of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Basic Education Cycle. It includes a description and analysis of the pedagogical practices carried out during the internships in the 1st and 2nd Basic Education Cycles, as well as an investigation carried out during the pedagogical practice in the 2nd Basic Education Cycle. The comprehension of the domain of rational numbers represented in fraction form, as well as the operations associated with them, is difficult for students to understand. The present study is an investigation into practice focusing on understanding the multiplication of non-negative rational numbers represented in the form of a fraction by five 6th year students from a public education institution. This is a qualitative work whose data were collected, initially, through a diagnostic test involving multiplication and division operations with natural and rational numbers, represented in decimal form, and later through seven tasks that mobilized an evolutionary understanding of multiplying fractions. Informal conversations with students and field notes were also valued. The students' productions were analyzed using analysis categories defined for the students' conceptions and strategies. It was found that the use of contextualized problems, which require justification of the magnitude of the results, helped them understand that multiplying fractions involves calculating parts of a part. However, some students still demonstrated difficulty in distancing themselves from the algorithm after learning it. To overcome these conceptual barriers, it is essential to provide opportunities to freely explore strategies and tackle problems that encourage critical thinking, promoting a deeper understanding of multiplying fractions.por2.º ciclo do ensino básicoInvestigação sobre a práticaMultiplicação de fraçõesEstratégiasConceções2nd cycle of basic educationResearch into practiceMultiplication of fractionsVisual modelsStrategiesConceptionsA compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração: uma investigação sobre a prática no 6.º ano do ensino básicomaster thesis203845617