Pereira, Francisco José CostaVerissimo, Jorge2021-03-012021-03-012008-04Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2008, abril). Os automóveis e a publicidade: características discursivas e percepções do consumidor. [Comunicação oral]. III Jornadas de Publicidade e Comunicação do GT de Publicidade da SOPCOM, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.http://hdl.handle.net/10400.21/12996A imagem de um automóvel comporta dimensões funcionais e simbólicas. As funcionais procuram responder aos desempenhos técnicos do automóvel, à sua dimensão estética e à sua facilidade de utilização. As simbólicas estão associadas aos valores do produto e aos sociais que lhe estão subjacentes. São nestes que os indivíduos se projectam, com as suas motivações, interesses, e imagem com que sonham possuir numa perspectiva de ostentação, (Ratier, 2005). Estes valores estão próximos da definição de valor final de “reconhecimento social” proposto por Rockeach (1973). Para este autor, um valor é definido como sendo uma crença duradoura prescritiva ou proscritora em que a pessoa acredita sobre um estado final de existência, ou um modo de vida, preferível em relação a um outro (Rokeach, 1973). Estes valores são considerados princípios importantes que orientam os comportamentos das pessoas ao longo da sua vida.porPublicidadeCaracterísticas discursivasApelos publicitáriosPercepções do consumidorSetor automóvelOs automóveis e a publicidade: características discursivas e percepções do consumidorconference object