Fazenda, Maria JoséRED - Revista Estud(i)os de Dança2025-03-062025-03-062024Fazenda, M. J. (2024). Participar na construção do mundo, aos cinquenta anos da Revolução dos Cravos. In Revista Estud(i)os de Dança, 2 (2), pp. 1-8. DOI: https://doi.org/10.53072/RED202402/001012184-9951http://hdl.handle.net/10400.21/21641O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do EditorO atual panorama da dança teatral em Portugal é multicolorido. O propósito deste dossiê é contribuir para o conhecimento desta prática na atualidade, dos sentidos e das realidades sociais que atualiza, dos movimentos de pessoas a que dá visibilidade. Em Portugal, a dança teatral de carácter profissional ganha expressão muito tardiamente. Só após a Revolução de 25 de Abril, que põe fim ao regime autoritário do Estado Novo, no contexto de uma democracia estável, é que a dança atesta um crescimento assinalável. Neste texto, destacamos produções — escritas, visuais, sonoras — que traçam a sua trajetória histórica e/ou os seus movimentos e orientações estéticas, e enquadramos a diversidade da dança atual, sublinhando, no ano em que se celebra o quinquagésimo aniversário da Revolução dos Cravos, a importância da ação política, de todas as partes, para construir o terreno propício ao desenvolvimento de uma dança livre e plural, aberta à diversidade dos idiomas de movimento, dos corpos dançantes, das representações das experiências de grupo vividas e das narrativas individuais.porDança teatralPortugalDiversidadeRevolução de 25 de abrilAção políticaParticipar na construção do mundo, aos cinquenta anos da revolução dos cravosPaticipating in the construction of the world, fifty years after the carnation revolutionjournal article1-8. DOI: https://doi.org/10.53072/RED202402/00101