Falcão, Miguel2024-10-232024-10-232024http://hdl.handle.net/10400.21/17786No ano em que se comemora o cinquentenário do 25 de abril, para abordar a temática relacionada com teatro e censura torna-se especialmente oportuno revisitar o aparelho repressivo montado em Portugal nas décadas que antecederam a Revolução dos Cravos. Como referiu José Oliveira Barata, “talvez nenhuma manifestação artística nacional tenha sentido os rigores da censura salazarista e caetanista como o teatro” (Barata, 1991, p. 352). De resto, cerca de um quarto de século depois do fim da ditadura, Eugénia Vasques ainda notava: “se muito do teatro português contemporâneo vem ainda eivado de profunda dimensão eufemística ou elíptica (…), tal característica ficar-se-á, em muito, a dever a uma situação histórico-social, de que a Censura é um dos capítulos significativos” (Vasques, 1998, p. 45).porPortugal25 de abrilTeatroCensuraSinais que ressurgem: censura no teatro durante o Estado Novojournal article