Minghelli, BeatrizAbílio, Filipa DanielaGóis, Ana AlexandraTimóteo, Ana LúciaFlorença, Hugo AlexandreLóia, Nuno HenriqueJesus, Teresa IsabelSerra, Filipa AlexandraDuarte, Maria Inês2011-10-032011-10-032009-11Saúde & Tecnologia. 2009;(4):33-71646-9704http://hdl.handle.net/10400.21/146Diversos factores contribuem para o desenvolvimento de alterações posturais, principalmente em crianças e adolescentes, podendo estar associados a futuros problemas de saúde do sistema neuro-músculo-esquelético se estas não forem detectadas precocemente. Assim sendo, o objectivo deste estudo foi o de verificar a prevalência de alterações posturais em crianças e adolescentes em escolas do ensino básico no Algarve, através da avaliação postural e do teste de Adams. Os resultados revelaram que 80,5% dos indivíduos apresentam um ombro mais elevado, 59,5% apresentam assimetria do triângulo de Tales, 47,6% manifestam hiperlordose lombar e 62,9% revelam desvios laterais. A presença de gibosidade foi verificada em 67,8% dos alunos e um reduzido número de alunos apresentou alterações ao nível dos membros inferiores. A partir dos dados obtidos, cremos tornar-se necessário a implantação de programas de rastreio dos desvios posturais em crianças e adolescentes que frequentem as escolas, de forma a prevenir estas alterações e/ou tratá-las precocemente. Além disso, faz-se necessária a modificação do ambiente escolar, envolvendo alunos, professores, encarregados de educação e toda a comunidade escolar.porProgramas de rastreioEscolaPosturaAdolescenteAvaliação posturalPrevalência de alterações posturais em crianças e adolescentes em escolas do Algarvejournal article