Fuertes, MarinaLadeiras, AnaVeloso, CatarinaBarroso, IsabelSousa, Otília2020-02-192020-02-192017Fuertes, M., Ferreira, A., Ladeiras, A., Veloso, C., Barroso, I., Fernandes, I., Pinto, F., Branco, M. & Sousa, O. (2017). Participação e envolvimento da criança numa tarefa de construção com educadoras e educadores. Veiga, F. H. (Coord.) Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico/Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-34-2http://hdl.handle.net/10400.21/11122A atividade de construção permite às crianças inventarem e descobrirem novas possibilidades e combinações, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento da criança maior é o ganho para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Neste estudo procurámos estudar a forma como as crianças participam e se envolvem numa atividade de construção com educadores e educadoras. Para o efeito, foi pedido a 20 díades de educadores-criança e 22 díades de educadoras-criança que realizassem, em aproximadamente 20 minutos, um produto à sua escolha com os materiais (e.g., desenho, corte, colagem, construção) e ferramentas (e.g., cola quente, martelo) disponibilizadas. Pretende-se com este estudo: i) analisar o grau de participação da criança na realização desses produtos; ii) estudar a relação entre o comportamento interativo do educador e o grau de participação e envolvimento da criança na tarefa. As crianças tinham 3 anos de idade (21 meninas e 21 meninos) e não apresentavam problemas de desenvolvimento. Os resultados indicam uma relação entre o comportamento da criança e o do adulto. As crianças revelam-se mais participativas, mostrando maior satisfação e envolvimento na tarefa quando o adulto é mais disponível, atento, positivo e respeitador. Ao longo da tarefa a forma de envolvimento, tempos de atenção, motivação para a tarefa e de participação da criança parece variar. Em educação de infância o Educador deverá saber ler e adaptar o seu comportamento ao longo destas fases do envolvimento da criança.porEducação de infânciaParticipação da criançaMotivaçãoGéneroIPL/2016/Tandem4_ESELxParticipação e envolvimento da criança numa tarefa de construção com educadoras e educadoresbook part