Verissimo, Jorge2021-04-132021-04-132021Verissimo, J. (2021). A publicidade e os cânones retóricos: Da estratégia à criatividade. LabCom. https://labcom.ubi.pt/ficheiros/202104011410-202101_pubcanonesreto__ricos_jverissimo.pdf978-989-654-747-9http://hdl.handle.net/10400.21/13199O livro é dedicado ao estudo do sistema publicitário na sua dimensão discursiva e persuasiva. Neste contexto, procura abordar as temáticas da intencionalidade da mensagem publicitária, do processo criativo em publicidade, dos constituintes do discurso publicitário e da relevância da aplicação das figuras de estilo para o processo criativo em publicidade. Recorrendo ao esquema inventio, dispositio e elocutio, pretende evidenciar que a retórica clássica está presente no âmago de diversas atividades do fenómeno publicitário, simultaneamente que será uma forma pragmática de despertar os leitores para a relevância e para a importância da retórica na publicidade, enquanto técnica de comunicação persuasiva. Procura, ainda, mostrar que a publicidade, tal como a retórica, visa a adesão do público às questões enunciadas e que a mensagem deverá ser adequada às circunstâncias (objetivos propostos) e ao público, havendo, também, um cuidado com o estilo e a forma de produzir discursos atrativos e cativantes, que simultaneamente terão de revelar credibilidade (da fonte/marca).porPublicidadeEstratégia criativaMensagem publicitáriaDiscurso publicitárioPersuasãoProcesso criativoFiguras de estiloRetóricaA publicidade e os cânones retóricos: da estratégia à criatividadebook