Conceição, JoanaRodrigues, Margarida2018-04-192018-04-192018-04Conceição, J., & Rodrigues, M. (2018). O desenvolvimento do raciocínio geométrico: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Orgs.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 280–282). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-69-0978-972-8768-69-0http://hdl.handle.net/10400.21/8421Nos primeiros anos de escolaridade, as experiências em Geometria devem privilegiar o desenvolvimento do raciocínio espacial, através da exploração de formas variadas para descobrir propriedades e relações (De Villiers, 2017). Os materiais manipuláveis constituem-se como recursos determinantes para a construção de representações mentais e para a mediação da comunicação matemática (Sfard, 2008). No entanto, o ensino da Geometria tem incidido pouco nas capacidades visuais, nomeadamente como suporte para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos para níveis de desempenho mais sofisticados (De Villiers, 2017).porGeometriaRaciocínio espacialO desenvolvimento do raciocínio geométrico: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básicobook part