Mourão, Rita2023-06-022023-06-022023-03Mourão, R.M. (2023). Entre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacional. Instituto Politécnico de Lisboa.978-989-53068-9-3http://hdl.handle.net/10400.21/16201A vida nas organizações tem sido influenciada por transformações sociais, políticas, económicas e tecnológicas importantes que levam à necessidade de planeamento e gestão estratégica cada vez mais específicas e adaptadas (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010). As mudanças verificadas a este nível, no fim do século XX e que permanecem nos dias de hoje são aquelas que merecem uma atenção especial. De acordo com Kunsch (2006), todas estas transformações fazem com que se verifiquem novas formas de sociabilidade e de atuação por parte dos responsáveis de comu- nicação, dos setores públicos e privados, da sociedade civil e, consequen- temente das organizações a um nível geral. Nesse sentido, torna-se crucial a existência de um planeamento estratégico que permita uma análise “SWOT” (i.e., “Stenghts” – forças; “Weaknesses”- fraquezas; “Opor- tunities” – oportunidades e “Threats”- ameaças) das organizações, tra- çando um perfil das mesmas e possibilitando uma adaptação, de acordo com o contexto económico, político e social. Será este planeamento o responsável por permitir às organizações modernas um posicionamento na sociedade e através do qual a comunicação assume um papel crucial, uma vez que se torna impossível a elaboração de um plano estratégico sem essa mesma comunicação (Kunsch, 2006; Marchiori, 2010).porComunicação organizacionalAvaliação 360ºClima organizacionalColaboradoresEntre vozes e silêncios: a avaliação 360º e a comunicação organizacionalbook