Martins, Paulo José de MatosLesto, João Pedro Neto2024-04-132024-04-132023LESTO, João Pedro Neto - Estudo comparativo da aplicação do HCM na análise de infraestruturas rodoviárias tipo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado.http://hdl.handle.net/10400.21/17313Trabalho de projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia CivilCom a crescente procura e desenvolvimento dos veículos e, consecutivamente da mobilidade urbana, surge a necessidade de se usar métodos de análise para se avaliar o desempenho das infraestruturas rodoviárias. Para isso, são utilizadas metodologias provenientes de um manual considerado referência dentro da engenharia de transportes, chamado Highway Capacity Manual (HCM). Nesse manual, é possível estabelecer uma forma de classificar a qualidade de escoamento de tráfego em função de uma ou várias medidas de desempenho. Ao longo dos anos, foram surgindo novas edições do manual com acréscimos de informação provenientes de novos estudos e análises de tráfego. De entre essas edições destacam-se duas: a edição do ano 2000 (HCM2000) e a mais recente de 2022 (7ª edição). A edição de 2000 foi a primeira a surgir em sistema métrico enquanto a mais recente utiliza o sistema imperial. Com este projeto pretende-se fazer uma comparação das metodologias e medidas de desempenho existente em cada um dos manuais, através da compatibilização das unidades para um sistema comum (neste caso o sistema internacional (SI) adotado pela maioria dos países) em dois tipos de infraestruturas rodoviárias distintas: troços correntes de autoestrada e estradas de duas vias. Com o intuito de fazer essa comparação, pretende-se desenvolver um programa informático que utiliza a linguagem de programação simples para desenvolvimento web chamada JavaScript. Com o desenvolvimento dessa aplicação, também será possível facilitar o uso das metodologias da 7ª edição, através da obtenção rápida de resultados. Por fim, pretende-se utilizar dois exemplos práticos (um para cada infraestrutura rodoviária) provenientes do HCM 7ª edição para a respetiva validação do programa, sendo necessariamente feitos os respetivos cálculos para a edição de 2000. Posteriormente, pretende-se fazer uma critica aos resultados obtidos das duas edições e uma perspetiva de desenvolvimentos futuros para melhorar ou incrementar mais informação para os o programa.With the increasing demand and development of vehicles, and consequently urban mobility, the need arises to employ analysis methods to evaluate the performance of road infrastructures. For this purpose, methodologies from a reference manual in transportation engineering, known as the Highway Capacity Manual (HCM), are used. Within this manual, a classification method for assessing traffic flow quality based on one or more performance measures can be established. Over the years, new editions of the manual have emerged, incorporating additional information from new traffic studies and analyses. Two editions stand out among these: the 2000 edition (HCM2000) and the most recent one from 2022 (7th edition). The 2000 edition was the first to be introduced in the metric system, while the latest edition uses the imperial system. This project aims to compare the methodologies and performance measures present in each of these manuals, by aligning the units to a common system (in this case, the International System of Units (SI) adopted by most countries) for two distinct types of road infrastructures: segments of highways and two-lane roads. To facilitate this comparison, a computer program will be developed using the simple web development programming language called JavaScript. This application's development will also streamline the utilization of methodologies from the 7th edition by providing quick access to results. Lastly, two practical examples (one for each type of road infrastructure) from the 7th edition of the HCM will be utilized to validate the program, with the necessary calculations also conducted for the 2000 edition. Subsequently, a critique of the results obtained from both editions will be presented, along with a perspective on future developments aimed at enhancing or incorporating more information into the program.porMobilidade urbanaAnálise de tráfegoInfraestruturas rodoviáriasHighway capacity manualPrograma informáticoUrban mobilityTraffic studiesRoad infrastructuresHighway capacity manualComputer programEstudo comparativo da aplicação do HCM na análise de infraestruturas rodoviárias tipo.master thesis203469267