Almeida, Tiago Alexandre FernandesFilipe, Carolina Ramos2025-10-242025-10-242025-05-082025-04-23Filipe, C. R. (2025). O desenho infantil como reflexo do desenvolvimento e comunicação da criança: perspetivas dos/as profissionais da educação e dos/as cuidadores/as [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22195http://hdl.handle.net/10400.21/22195Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO desenho infantil é das linguagens mais antigas do mundo, sendo entendida como uma expressão artística acessível a todos. Na atualidade, o desenho continua a ser a primeira “manifestação gráfica, de expressão e linguagem da criança”, estando presente nas demais áreas de conhecimento. Tal como a linguagem verbal, as linguagens artísticas são um modo de interação e comunicação com os pares, espelhando a visão e interpretação da criança relativamente a vivências significativas, bem como conhecimentos adquiridos, o seu estado emocional e a forma como se coloca nos contextos em que está inserida. Assim, compreender o universo infantil é fundamental para compreender a criança de modo holístico. Centrando-se nesta temática, o presente estudo, de natureza quantitativa, prende-se com a análise das perspetivas dos/as profissionais de educação e cuidadores/as da valência de pré-escolar, na Organização Socioeducativa na qual foi desenvolvida a PPS II, face à importância do desenho infantil, tanto como instrumento de comunicação da criança, como promotor e forma de compreender o seu desenvolvimento. Para o efeito, foi elaborado e aplicado um Inquérito por Questionário, para um universo de 12 profissionais de educação e 94 famílias, contabilizando, deste modo, um total de 106 inquiridos. Contudo, apenas foram obtidos 79 inquéritos respondidos. Os resultados indicam que na grande maioria, a população-alvo reconhece a importância do desenho infantil como reflexo da comunicação e desenvolvimento da criança, bem como a importância desta atividade na rotina diária, com uma diversidade de materiais ao alcance da criança e o diálogo posterior que deve ser estabelecido com esta, mas poucos fundamentam esta importância, nomeadamente, os/as cuidadores/as, pois que, quando questionados acerca das dimensões que o desenho pode estimular, 50% dos inquiridos compreende que todas as dimensões podem ser estimuladas a partir do desenho e das variáveis possíveis de interpretar, um número muito reduzido de inquiridos (9) reconhece todas as variáveis indicadas como sendo relevantes na análise dos desenhos.Children's drawing is one of the oldest languages in the world and is considered to be an artistic expression accessible to everyone. Today, drawing is still the child's first 'graphic manifestation, expression and language' and is present in all other areas of knowledge. Like verbal language, artistic languages are a way of interacting and communicating with peers, reflecting the child's vision and interpretation of significant experiences and acquired knowledge, their emotional state and the way they place themselves in the contexts in which they are placed. Understanding the child's universe is therefore fundamental to understanding the child holistically. With this theme in mind, this quantitative study is concerned with analysing the perspectives of educators and preschool teachers in the socio-educational organisation where PPS II was developed, in relation to the importance of children's drawings, both as a tool for communicating with children and as a way of promoting and understanding their development. To this end, a questionnaire survey was designed and applied to a universe of 12 educational professionals and 94 families, for a total of 106 respondents. However, only 79 questionnaires were completed. The results show that the vast majority of the target population recognises the importance of children's drawing as a reflection of the child's communication and development, as well as the importance of this activity in the daily routine, with a variety of materials within the child's reach, and the subsequent dialogue that should be established with the child, When asked about the dimensions that drawing can stimulate, 50% of the respondents understood that all dimensions can be stimulated through drawing and the variables that can be interpreted, while a very small number of respondents (9) recognised all the variables indicated as relevant when analysing drawings.porCriançaDesenho infantilComunicaçãoDesenvolvimentoInterpretaçãoChildChildren´s drawingsCommunicationDevelopmentInterpretationO desenho infantil como reflexo do desenvolvimento e comunicação da criança: perspetivas dos/as profissionais da educação e dos/as cuidadores/asmaster thesis203950372