Cruz, RitaSerrazina, Maria De Lurdes2020-06-152020-06-152019Cruz, R., Serrazina M. (2019) Desenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridade in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (105-119) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa978-989-8912-10-7http://hdl.handle.net/10400.21/11843Na perspetiva atual sobre o ensino/aprendizagem das operações aritméticas básicas e o desenvolvimento das competências de cálculo, ser competente em Matemática exige equilíbrio entre o conhecimento de factos, a compreensão de conceitos e o domínio de procedimentos. O estudo baseia-se nesta perspetiva. Teve como objetivo perceber o que é que alunos do 4º ano já sabiam sobre a divisão e como desenvolver o seu ensino/aprendizagem com compreensão e incentivar a utilização de estratégias mais sofisticadas. Como resultado, verificou-se que embora inicialmente a estratégia de divisão mais utilizada fossem os procedimentos de construção, a preferida acabou por ser os algoritmos alternativos. Sobre as ideias fundamentais da divisão, aquela em que os alunos revelaram algum domínio foi na identificação desta operação em situações de partilha e de medida. Mostraram dificuldade na identificação da relação entre situações de medida e partilha, na utilização do modelo retangular, da relação inversa entre a multiplicação e divisão e na compreensão do papel do resto. Verificou-se que o cálculo mental esteve presente em quase todas as estratégias desenvolvidas e quase sempre associado à estimativa e tentativa e erro. Sobre a contribuição das interações entre alunos e com o professor, apurou-se que fizeram surgir oportunidades adicionais de aprendizagem sobre aspetos fundamentais da divisão, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.porDivisãoSentido do númeroEstratégias de cálculoInteraçõesCompreensãoDesenvolvimento do ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. um estudo com o 4º ano de escolaridadejournal article