Gil, H.Tavares, Ricardo2020-06-192020-06-192017Gil, H., Tavares, R. (2017) Recursos Digitais (Internet) e Recursos Analógicos (Manual) no 1º CEB: Contributos de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (8-11) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0http://hdl.handle.net/10400.21/11891A investigação realizada na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB teve como principal objetivo verificar quais as principais implicações, do ponto de vista comparativo, relativamente à utilização de um recursos digital (Internet) e a utilização de um recurso analógico (Manual) no processo de ensino/aprendizagem numa turma do 1º CEB. A metodologia implementada foi de caráter qualitativo onde se enfatizou a aplicação de uma investigação-ação através da observação participante com recolha de notas de campo (alunos; par pedagógico; Orientadora Cooperante) e entrevistas semiesteruturadas às professoras titulares do 1º CEB, para uma triangulação de dados. A posterior análise dos dados veio evidenciar que os alunos apresentaram uma grande motivação que se expressou numa participação ativa dos alunos tendo a utilização da Internet criado condições para que as aprendizagens tivessem sido mais motivadoras, interessantes e envolventes.por1.º ciclo do ensino básicoInternetManualPrática de ensino supervisionadaRecursos Digitais (Internet) e Recursos Analógicos (Manual) no 1º CEB: Contributos de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionadajournal article