Rodrigues, Margarida Costa SérvuloNunes, Clarisse2021-03-292021-03-292021Rodrigues, M. C. S., Nunes, C. (2021) Som contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológico. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 235-254) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.103978-989-8912-13-8http://hdl.handle.net/10400.21/13172Em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando-se aqui o direito à fruição cultural e artística e o direito à igualdade de direitos. Também a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência1 (2009) estabelece como princípios gerais, no artigo 3º, a “participação e inclusão plena e efetiva na sociedade” e “o respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade e humanidade”. Reconhece ainda no artigo 30º “o direito de todas as pessoas com deficiência a participar, em condições de igualdade com os demais, na vida cultural” e a adoção de medidas adequadas para garantir o acesso ao material cultural em formatos acessíveis e o acesso a locais destinados a atividades ou serviços culturais, como museus, monumentos e locais de importância cultural nacional.porInclusãoAlunosNecessidades educativas especiaisContexto museológicoSom contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológicobook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.103