Cordeiro, MartaMendes, ConceiçãoEspada, JoséMendes, José Maria VieiraMaia, TomásBuchinho, EmidioCalixto, JoãoNogueira, Mariana SáSaraiva, CatarinaReal, SílviaRibeiro, Carlos2018-05-282018-05-282018-05978-972-9370-30-4http://hdl.handle.net/10400.21/8545Girela é o nome escolhido para identificar um projeto de investigação que pretende falar acerca de e com o ensino artístico. Parte da necessidade de dar corpo a diversas questões que se colocam no quotidiano daqueles que fazem as escolas de arte, em particular um grupo de professores do Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema, a que se juntaram investigadores de outros contextos artísticos e formativos.Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação resulta de um projeto de investigação apoiado pela 2.ª edição do Concurso de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística financiados (IDI&CA). A investigação pretende estudar o panorama do ensino artístico no atual sistema de ensino superior, elegendo três vetores principais de análise: a) a reflexão em torno das questões conceptuais que unem produção artística, pedagogia e investigação (Testemunho); b) a capacidade sistemática de enquadrar, legitimar e operacionalizar o ensino superior artístico, traduzida em legislação (Legislação); c) a criação contemporânea (Projeto).porCriaçãoEnsino artísticoLegislaçãoGirela: reflexões sobre criação artística, formação e legislaçãobook