Marques, GonçaloAndrade, José Rafael Nóbrega2025-11-132025-11-132024-01-29http://hdl.handle.net/10400.21/22264Relatório de Projeto Artístico de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Música.Este trabalho consiste numa performance e pesquisa fundamentada na obra musical de Miles Davis, nomeadamente o período do jazz-rock entre 1969 e 1975. Dá especial atenção aos álbuns: Bitches Brew de 1970, Jack Johnson de 1971, Live-Evil de 1971, On the Corner de 1972 e Get Up With it, de 1974. De passagem, refiro também o álbum: In a Silent Way, lançado em 1969, que representou um marco da fase de transição para estilo. Este álbum foi gravado em ambiente de improvisação livre e construído a partir de fragmentos de improvisação que foram editados e sobrepostos. Para a componente de pesquisa, dei especial ênfase ao e studo de alguns aspetos da vida e da obra de Miles Davis e a alguns elementos que contribuíram para a popularidade do jazz-rock na década de 1970. Incluí uma breve análise de parte da música gravada em estúdio e de performances ao vivo deste período. Para a componente performance, tomei em conta os aspetos estilísticos do género jazz-rock, como ponto de partida para compor temas originais, para explorar recursos técnicos, harmónicos e rítmicos, para criar bases de improvisação livre, usar novas tecnologias e experimentar instrumentos eletrónicos. Finalmente, faço uma breve referência à sua passagem por Portugal, e aproveito para analisar a influência do jazz rock nas diferentes gerações de músicos deste período.ABSTRACT: This work consists of a performance and research based on the musical work of Miles Davis, particularly the jazz -rock period between 1969 and 1975. It pays special attention to albums such as "Bitches Brew" from 1970, "Jack Johnson" from 1971, "Live-Evil" from 1971, "On the Corner" from 1972, and "Get Up With it" from 1974. Additionally, it briefly mentions the album "In a Silent Way," released in 1969, which marked a transition phase for this style. This album was recorded in a free improvisation environme nt and constructed from fragments of improvisation that were edited and overlapped. For the research component, special emphasis was given to the study of various aspects of Miles Davis's life and work, as well as elements that contributed to the popularity of jazz-rock in the 1970s. This includes a brief analysis of studio-recorded music and live performances from this period. Regarding the performance component, the study considered the stylistic aspects of the jazz-rock genre as a starting point for composing original themes, exploring technical, harmonic, and rhythmic resources, creating bases for free improvisation, utilizing new technologies, and experimenting with electronic instruments. Finally, the work briefly mentions Miles Davis's visit to Portugal and takes the opportunity to analyze the influence of jazz-rock on different generations of musicians during this period.porMile Davis (1926 -1991)TrompeteJazzRockFusãoInfluênciasEletrónicaTrumpetFusionInfluencesElectronicsElectric Miles: composição e performance inspirada no jazz-rock de Miles Davis dos anos 70master thesis203572882