Silva, Carlos Manique Da2020-06-022020-06-022018Silva, C. M. (2018) Um símbolo da vontade republicana de reformar o ensino normal: o edifício da Escola Normal Primária de Lisboa in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 19-36) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.058978-989-8912-01-5http://hdl.handle.net/10400.21/11755Durante o período da I República o esforço reformador na área da educação procurou situar-se numa dinâmica de rutura face aos últimos anos de Monarquia. Mas, como notou António Nóvoa (1989), trata-se de uma reação / oposição que não se funda, essencialmente, numa questão pedagógica. De facto, o olhar niilista para o passado monárquico – o “espírito de presente” orientado para um “horizonte de expetativa”, para adotarmos as expressões de Justino Magalhães (2012, p. 11) – prende-se com a ideia de que a República só seria possível “através de uma outra educação, pois as instituições revolucionárias não podem constituir-se a partir de um sistema escolar do passado” (Nóvoa, 1989, p. X). Não obstante o diagnóstico que foi feito da situação educacional portuguesa, sem esquecer a constituição de um corpo legislativo contemplando todos os setores de ensino (tenha-se em conta que no ano de 1911 são publicadas mais de três dezenas de diplomas legais), a verdade é que os republicanos não perceberam que os sistemas educativos mudam a um ritmo muito lento (Idem). Com efeito, a via reformista adotada – a de apostar em medidas fortes e pontuais – não gerou mudanças fundamentais e, exatamente, pelo facto de não ter criado as condições que permitissem “uma evolução tendencial num sentido positivo” (Idem, p. XIII).porEscola Normal Primária de LisboaEscola Superior de Educação de LisboaArquivo HistóricoUm símbolo da vontade republicana de reformar o ensino normal: o edifício da Escola Normal Primária de Lisboabook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.058