Cardoso, AdrianaSouza, Joana2023-09-072023-09-072023Cardoso, A., & Souza, J. (2023). Comunidade RED: Primeiros passos de uma comunidade de prática na área das tecnologias digitais em educação. CNaPPES 2022 - 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 66-68). Escola Superior de Enfermagem de Coimbra978-989-35129-3-7http://hdl.handle.net/10400.21/16448É fundamental que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de reflexão sobre o futuro da escola e, em particular, sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. Inscrevendo-se nesta temática, o presente artigo tem como objetivo apresentar a plataforma digital Comunidade RED, que visa facilitar a consolidação da comunidade de prática emergente no contexto da formação da Escola Superior de Educação de Lisboa na área das tecnologias digitais, assim como a metodologia seguida para a sua conceção, desenvolvimento e implementação. A plataforma dispõe de quatro áreas distintas (comunidade; recursos educativos digitais; formação; área pessoal), constituindo-se como um espaço de partilha de práticas e construção de conhecimento entre alunos a frequentar cursos de formação de professores, diplomados da Escola Superior de Educação de Lisboa, professores cooperantes e outros docentes interessados nesta temática.porEducação digitalRecursos educativos digitaisComunidade de práticaIPL/2021/ComRED_ESELxComunidade RED: Primeiros passos de uma comunidade de prática na área das tecnologias digitais em educaçãojournal article