Nunes, Maria Clarisse AlexandrinoBotelho, Mariana Marques2025-11-142025-11-142025-06-262025-05-31Botelho, M. M. (2025). Brincadeiras de faz-de-conta: influência dos materiais na interação entre crianças e na estruturação das suas brincadeiras [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22268http://hdl.handle.net/10400.21/22268Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada – módulo II, tem como objetivo apresentar de forma reflexiva e fundamentada o trabalho e percurso desenvolvidos ao longo da prática educativa que decorreu entre os meses de setembro de 2024 e janeiro de 2025 na valência de jardim de infância, com um grupo de 24 crianças com cinco anos. Para isso, é então apresentada uma caracterização do meio, do contexto e dos seus intervenientes, bem como as intencionalidades para a ação pedagógica, definidas a partir da mesma. Além disso, o relatório contempla também, o processo de investigação decorrente de uma temática emergente no contexto educativo, bem como uma reflexão sobre o percurso ao longo dos dois módulos da Prática Profissional Supervisionada, onde caracterizo a minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância. Vários têm sido os autores que têm apresentado diferentes perspetivas em relação ao brincar, apontando diversos aspetos, tais como as mudanças que vão ocorrendo nas brincadeiras das crianças ao longo do seu crescimento, e a sua importância para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Mais especificamente as brincadeiras de faz-de-conta, permitem à criança, representar papéis diversos dos contextos onde está inserida, bem como situações onde pode expressar e compreender o mundo que a rodeia. Neste sentido, considera-se que os materiais e recursos disponibilizados às crianças, são um fator influenciador no seu desenvolvimento, já que vão apoiar diferentes tipos de possibilidades e brincadeiras do interesse e necessidade das mesmas. Tendo isto em conta, e através das observações realizadas que permitiram conhecer o grupo de crianças, inclusive os seus interesses, curiosidades e necessidades, bem como o contexto onde foi realizada a prática interventiva, nomeadamente a sala de atividades e os materiais que a compunham, a presente investigação teve como principal objetivo, compreender de que forma a estruturação das brincadeiras de faz-de-conta e as interações das crianças durante as mesmas podem ser influenciadas pelos materiais disponibilizados. Metodologicamente, a investigação foi desenvolvida segundo um estudo descritivo e abordagem qualitativa, em que as técnicas e instrumentos de recolha de dados se basearam na observação participante e no seu registo através de notas de campo e registos de observação. Uma vez recolhida toda a informação, procedeu-se à análise de conteúdo da qual se retiraram as principais conclusões da investigação. Assim sendo, estas revelam que, os materiais disponibilizados, nos diversos espaços da sala de atividades, influenciam, efetivamente, as brincadeiras de faz-de-conta das crianças, no entanto, não aparentam ter impacto nas interações entre elas. Além disto, verificaram-se alguns fenómenos considerados interessantes, ainda que pouco significativos para o presente estudo, mas que poderão constituir pontos de partida para investigações futuras.This report, prepared within the scope of the Supervised Professional Practice Curricular Unit – module II, aims to present in a reflective and well-founded manner the work and path developed throughout the educational practice that took place between September 2024 and January 2025 in the kindergarten setting, with a group of 24 fiveyear-old children. To this end, a characterization of the environment, the context and its participants is then presented, as well as the intentions for the pedagogical action, defined from it. In addition, the report also includes the research process resulting from anemerging theme in the educational context, as well as a reflection on the path throughout the two modules of Supervised Professional Practice, where I characterize my professional identity as a future kindergarten teacher. Several authors have presented different perspectives on play, highlighting various aspects, such as the changes that occur in children's play as they grow up, and its importance for the child's personal and social development. More specifically, pretend play allows children to play different roles in the contexts in which they are inserted, as well as situations in which they can express and understand the world around them. In this sense, it is considered that the materials and resources made available to children are an influencing factor in their development, since they will support different types of possibilities and games of their interest and need. Taking this into consideration, and through the observations made that allowed me to get to know the group of children, including their interests, curiosities and needs, as well as the context where the intervention practice was carried out, especially the activity room and the materials that composed it, the research had as its main objective to understand how the structuring of pretend play and the children's interactions during it can be influenced by the materials made available. Methodologically, the research was developed according to a descriptive study and qualitative approach, in which the data collection techniques and instruments were based on participant observation and their recording through field notes and observation logs. Once all the information was collected, the content analysis was carried out, from which the main conclusions of the research were drawn. Thus, these reveal that the materials made available in the various spaces of the activity room effectively influence the children's pretend play, however, they do not appear to have an impact on the interactions between them. In addition, some phenomena considered interesting were observed, although not very significant for the present study, but which may constitute starting points for future investigations.porBrincarFaz-de-contaMateriaisEspaçoJardim-de-infânciaPlaySymbolic playMaterialsSpaceKindergartenBrincadeiras de faz-de-conta: influência dos materiais na interação entre crianças e na estruturação das suas brincadeirasmaster thesis203976860